Autocarro Erfoud até Ouarzazate em Marrocos

Este autocarro de Erfoud até Ouarzazate, no sul de Marrocos, é engraçado 😀

Quando tenho que viajar de autocarro em Marrocos geralmente escolho a companhia CTM ou a Supratours, que são os de melhor qualidade que aqui existem. Os padrões são semelhantes aos das companhias a que estamos habituados em Portugal. Só que a CTM e a Supratours não vão até Erfoud.

Autocarro Erfoud até Ouarzazate em Marrocos

Quando fui passar uns dias a Merzouga, apanhei um autocarro CTM ao meio-dia em Ouarzazate, que chegaria apenas até Errachidia. Depois fiz o resto do percurso nesta zona de Marrocos num outro autocarro (também poderia ter ido de grand taxi até Erfoud).

No dia em que voltei, alguém me disse que havia um autocarro diário entre Erfoud e Ouarzazate, que sai às 15 horas. Eu pensei “Que bom!!! Não tenho que ir até Errachidia e lá esperar que haja um autocarro para onde quero, vou directamente e descansadinha da vida!”

Quando eu vi o autocarro até me deu vontade de rir: imaginem aqueles autocarros velhos da carris, de assentos desconfortáveis, sem ar condicionado (apesar de ser verão e estar 50º). Nem um turista à vista, só eu, como já vem sendo hábito 🙂

Foi uma viagem do outro mundo que aconselho a quem vem a Marrocos, pelo menos uma vez. Experimente viajar numa destas companhias pequenas, não tem necessariamente  que ser neste trajecto, há outros. Estas horas de viagem transformam-se num acontecimento único!

É nestas situações simples que conhecemos os verdadeiros marroquinos e a maneira calorosa como nos acolhem, o interesse e a simpatia que mostram por sermos estrangeiros e não termos problema de nos misturarmos com eles. E esta é mais uma prova de uma mulher a viajar sozinha em Marrocos não terá problema absolutamente nenhum.

Foram 8 horas de viagem extremamente interessantes – tirando a parte em que estes autocarros estão sempre a parar! Em cada terra que passávamos tive convites para descer e ir conhecer as famílias, as habituais propostas de casamento. Devo ter também comido uns 2kgs de tâmaras que me foram oferecendo. Uma senhora que vinha visitar a família a Ouarzazate e viajava com os filhos pagou-me o jantar e, no fim, quando chegámos ao destino, não me pude ir embora sem levar vários números de telefone e tirar fotos com eles para recordação.

Bem, resumindo, este é o único autocarro directo que há entre Erfoud e Ouarzazate. Sai diariamente da praça de táxis em frente ao souk, às 15 horas, e custa 70 ou 80 dirhams (7 ou 8 €), já não me lembro bem 🙂

Agencia de Viagens em Marrocos