Dar Rita, o meu Hotel em Marrocos

Dar Rita, o meu Hotel em Marrocos

O Dar Rita é o meu hotel em Ouarzazate.

Juntamente com o meu irmão João Leitão (ver o blog de viagens dele), abrimos este negócio em 2010.

Uma das coisas que mais gostámos quando encontrámos a casa foi o bairro em que está situada.

Ouarzazate é uma cidade relativamente moderna e organizada e a Dar Rita situa-se num dos bairros mais tradicionais da cidade, chamado Tassoumaat.

Tassoumaat é um bairro mais conservador, tradicional e pobre de Ouarzazate situado à beira do rio na entrada da cidade, quando se vem de Marraquexe.

Apesar de estarmos perto do centro da cidade, no bairro continua a viver-se como nas aldeias em que todos os vizinhos se conhecem, as crianças brincam na rua.

Muitas casas são feitas em lama, há fornos comunitários para fazer o pão, as mulheres lavam a roupa na fonte da praça, as ovelhas pastam na margem do rio, os velhotes vêm vender a hortelã que plantam na sua horta…

Depois de quase 2 anos de obras que foram uma autentica aventura, o Riad Dar Rita estava pronto no inicio de 2011 e no fim de Janeiro começamos a trabalhar.

O Dar Rita tem 7 quartos todos equipados com casa-de-banho privativa, ar condicionado e aquecimento.

O preços por pessoa é de 30 Euros em quarto-duplo com pequeno-almoço. O pequeno-almoço é um pequeno banquete dos deuses, com imensa variedade quer marroquina quer ocidental.

☎️ Contactos do Dar Rita

  • Morada: Rue de la Mosquée 39, Tassoumaât Ouarzazate, Marrocos
  • Telefone: +212.654.164.726
  • Email: darritamaroc @ gmail.com
  • Página de Internet: www.darrita.com
Posted on: Setembro 23, 2011ritaleitao

24 thoughts on “Dar Rita, o meu Hotel em Marrocos

  1. Olá Rita

    Descobri a tua página por acaso.
    Eu sou a Ana, tenho 30 anos e sou arquitecta e estou com planos de ir para Marrocos em Setembro. Queria ter a experiência de trabalhar ou fazer um projecto pela região Sul (Ouarzazate-Zagora-Errachidia). Sei que há em Ouarzazate o CERKAS (centro de estudos da região do atlas e sub atlas), instalado no Kasbah de Taourirt e gostaria de ir até lá falar com os investigadores, para ver se conseguia talvez integrar algum projecto. Estou também a preparar uma candidatura a doutoramento e bolsa e se conseguir a bolsa pode ser uma das hipóteses, fazendo investigação em Marrocos.
    Bem. De qualquer das maneiras, devo chegar a Ouarzazate lá para meados de Setembro (10/15) se estiveres por aí podíamos encontrar-nos.
    Tu estás a trabalhar em Ouarzazate? Qual é a tua área?
    Até breve.
    Ana

  2. Olá Ana,
    eu trabalho na área do turismo. De momento estou em Ouarzazate e em Setembro de certeza que estou por aqui também. Quando vieres avisa. Beijinhos, Rita

  3. Olá Rita

    Cheguei ao teu site correndo os vários links dos dites do teu irmão, que de certo modo, é o grande responsável por irmos este mês de Setembro a Marrakech. Esperamos gostar. Vamos fica hospedados na Riad des Droles ( uma referência do site do teu irmão, que agora não aprece). Aliás, li um comentário, de alguém que, pelos vistos não gostou muito da riad. Espero que nos gostemos, porque agora tb não há grande coisa a fazer, até porque já pagamos o sinal. Será que foi má escolha? Esperemos que não.
    Também de qualquer forma, a primeira vez é mesmo à aventura. vamos com um filhote de 12 anos e vamos ficar em Marrakech, de 4 a 9 de Setembro. Será que dar para ir a Qaurtzazate, ou é apertado para uma primeira vez.

  4. Bom dia Ana Paula,
    pelo que sei a Riad des Droles mudou de gerência há uns meses. Não conheço os novos donos, mas sei que são franceses, logo a qualidade dos serviços oferecidos deverá ser a mesma que a anterior, em princípio ficará satisfeita com a escolha 🙂 Com os dias que tem disponíveis dá para vir até Ouarzazate e visitar um pouco da cidade e da região – os estúdios e o museu do cinema, a Kasbah Taourirt, Ait Benhaddou, o Oásis de Fint… Tudo depende da forma como organizar a sua viagem. Bjs, Rita

  5. Boas tardes Rita
    Eu e a Manuela vamos a Marrakeche( 26set a 29set) e estamos a planear ir a Ouarzazate no dia 29Set ficando uns 2 a 3 dias por aí pois gostavamos de fazer um passeio ao deserto e visitar um pouco a região.
    Como é a primeira vez que vamos a Marrocos, o que nos recomendas?
    Aguardamos que nos digas algo, porque toda a informação é bem vinda.

  6. Olá Jaime e Manuela,
    fim de Setembro é muito boa altura para se vir visitar o Sul de Marrocos, porque faz menos calor. Se têm 3 dias para ficar a conhecer esta região podem passar uma ou duas noites em Ouarzazate, dependendo do que querem ficar a conhecer e o que querem visitar aqui na região. Depois podem partir para Erg Chebbi – se ficarem 2 noites em Ouarzazate podem passar a 3ª noite no deserto, se optarem por apenas uma noite em Ouarzazate podem ficar 2 noites na região de Merzouga – passar, por exemplo, uma noite num oásis no deserto e outra num hotel. Há um hotel espectacular situado no meio das magnificas dunas de Erg Chebbi que lhe recomendo – o nome é Auberge du Sud. http://www.aubergedusud.com
    Boa viagem. Bjs,
    Rita

  7. Nós ficámos por duas vezes no Riad des Droles em Marrakech e gostámos, mas foi ainda com a gerência anterior, não sabia que tinha mudado. A casa é gira.

  8. ola rita BOAS NOITES E BOM ANO. recebi o teu contacto atraves do Luis A LMEIDA , vou para Ouarzazate 10 dias em Agosto 2011 e quero visitar tudo que estiver num raio de 80kms , regressando todos os dias a tarde ao hotel. quero fazer um levantamento dos agadires da zona, descobrir os que estao visitaveis, fotografar, recolher contactos de guias, apoios de alojamentos e restaurantes. Tenho ficado no hotel Kenzi e no palace berbere sempre com optimas tarifas, desta vez queria aproveitar para visitar as vossas instalações e outras que a Rita possa sugerir, para que possamos utilisar Ouarzazate como estação de apoio em visitas mais centradas nesta região. O plano de ataque seria o de visitar zonas especificas (SEM TER DE FAZER 600KMS DE PISTAS E ALCATRÃO TODOS OS DIAS) . sera possivel visitar a zona sem chegar todos os dias ao hotel ás 23.00 , ou montar tendas sabe-se lá onde ,ás mesmas horas e a comer as toneladas de conservas levadas de aqui? Acho que podemos organizar visitas temáticas por zonas regressando todos os dias á estação de apoio, permitindo um programa com pistas 4×4 e ao mesmo tempo criar programas alternativos de compras para as esposas ou crianças (que ao fim de 2.500kms já não querem ver o jipe), será isto viável? Levo como sempre o meu 4×4 bem equipado , mapas da região, GPS e o apoio fabuloso do landlousã e do Eng. Parola Gonçalves com as suas trilhas. Preciso dos vossos n. de telefone e moradas caso seja possivel, para Vos explicar melhor o quero fazer. Agradeço a atenção dispensada e fico a aguardar resposta. Vasco fidalgo tm 351 919958731 ou fax embaixada da Irlanda 351 213977363

  9. Olá Rita,
    Somos um grupo de 6 pessoas que vão de mota a Marrocos de 16 a 24 de Abril.
    Recomenda algum sitio para ficar em Ouarzazate?
    Obg
    João

  10. Ola Rita

    Tropecei no teu site e fiquei curioso, sendo um amante de Africa, e viajando habitualmente para esse continente,com amigos 3 vezes por ano, desde 1972 ufa sou bem velhinho…….gostaria de te conhecer pessoalmente, ,temos varios amigos em comum, e sabendo que tens um Hotel em Ouarzazate,porque não
    ficarmos por aí?, eventualmente em Outubro, tenho tudo marcado para a Pascoa, ficando no Riad Maktoub em Ait Benadhou,desta vez, no dia 21 para 22,Se quizer aparecer tenho muito gosto em a conhecer e poderá jantar connosco,somos um grupo com 15 pax, e deveremos chegar por volta das 17h vindos de FounZguid.

    Cumprimentos e parabens
    Manecas

  11. Boa tarde Manecas,

    é sempre bom conhecer portugueses que por aqui passam 🙂 Infelizmente tenho quase a certeza que me vai ser impossível ir jantar com vocês, por questões de trabalho. Mas isso não impede que nos possamos conhecer. Se tiverem um tempiho disponível convido-vos a virem beber um chá comigo aqui no Dar Rita, que tal? Eu sei que vocês devem ter já a viagem toda organizada, mas se tiverem ainda meia hora sem planos tenho muito gosto que a passem cá em casa.

    Boa viagem e até breve,

    Rita

  12. Ola Rita, Vim a semana passada de Marrocos, estive uma semana em Agadir e amei o País!! pela primeira vez e dp de muitas viagens feitas, chego a Portugal c uma vontade imensa de deixar isto tudo, e voltar logo,logo para aí.. Sou guia de turismo em Portugal, estou tb na area do turismo, portanto, e gostava de saber se é facil arranjar aí trabalho na nossa area. Trabalho praticamente só com grupos franceses e por isso estou bastante á vontade c a lingua. Responde Rápido!!:)

    Muito Obrigada

  13. Olá Dulce,

    acho que a melhor maneira de procurares aqui trabalho é mesmo no local. Falares francês vai facilitar bastante a procura. Boa sorte.

    Beijos,

    Rita

  14. Olá Rita, na ultima quinzena de Abril vou estar em viagem de moto com mais uns amigos por Marrcos, e desta forma chegamos a Ouarzazate no dia 23 de Abril e reservámos a manhã de 24 de Abril para visitar Ouarzazate, pois neste mesmo dia vamos pernoitar em Marraquexe.
    Desta forma gostariamos e se fosse possivel de passar para a cumprimentar no seu hotel (vamos ficar a dormir ni Ibis), e gostariamos que nos orientasse no que ver e visitar em Ouarzazate.
    Soubemos do episodio que aconteceu com uns compatriotas nossos e também motards no seu hotel, o qual condenamos veemente.

  15. Olá Rui,

    então conto com vocês no dia 24 de Abril de manhã para tomar um chá de menta. Aqui tem um mapa com as indicações de como chegar ao Dar Rita http://www.darrita.com/hotel-marrocos/riad-ouarzazate-marrocos-2/
    e no nosso site tem também indicações do que visitar em Ouarzazate.

    até breve,

    Rita

  16. Olà Rita
    Fiquei muito contente de encontrar esta pagina
    pois estou a pensar ir para Marrocos com o meu marido mais precisamente para Agadir ou Ouarzazate
    para abrir uma empresa de construção e fazer umas coisas para vender,pois ao que parece isso ai està em alta e o nosso Pais està como està…
    achas que è mesmo assim que ai tudo o que se constroi està vendido ou não è bem assim…
    achas que è facil abrir ai uma empresa?
    Serà que conheces ai Portugueses no ramo da construção?
    beijos e obrigado pela resposta.

  17. Uau!!! Vi o o site do Dar Rita. Está decorado com muito gosto! Parabéns!
    Boa sorte e tudo de bom!

  18. Olá Rita!!
    Foi com agradavel surpresa que descobri este teu espaço.
    O hotel já o tinha pesquisado na net e gostava muito de poder lá passar uma das noites na nossa viagem, mas o itenerário das noites ainda não está planeano – poderás ver no blog o nosso percurso.
    Vou viajar até marrocos de jipe, mais 2 casais amigos, e uma coisa é certa: vou visitar-te!!

    Beijinho grande e obrigada pela tua partilha de experiências…

  19. ola rita, eu sou luiz , pretendo ir ao marrocos em maio, gostaria de saber da possibilidade de comunicaçãoemportugues porai,digo tem passeios com guia em portugues?
    e por favor qual o valor da diaria

Deixe uma resposta