Mulheres a Viajar Sozinhas em Marrocos

Mulheres a Viajar Sozinhas em Marrocos

Mulheres a Viajar Sozinhas em Marrocos
Mulheres a Viajar Sozinhas em Marrocos

Marrocos é um país seguro para qualquer viajante mesmo para mulheres que viajam  sozinhas, como eu!

O que geralmente ouço, não só da parte de mulheres, é que não vêm a Marrocos porque têm medo. Mas medo de quê? Serem raptados e trocados por camelos? Ainda se fosse por dinheiro…

Marrocos é um país de gente pobre e  tem problemas. Claro que sim. Sobretudo nas grandes cidades, onde é preciso ter cuidado, mas isso acontece por todo o lado e não só em Marrocos.

Uma coisa que acho boa é haver muita polícia, parece haver polícias por todo o lado, seja fardados ou à paisana. E apesar de todas as histórias que se ouve relativamente à forma como a polícia pode tratar os marroquinos – o que até é verdade, mas não é problema nosso – os polícias são simpáticos e muito prestáveis para os turistas.

Sempre que precisei e recorri à polícia foi com prontidão que responderam e resolveram o assunto.

De todas as vezes que fui mandada parar por excesso de  velocidade, realmente ia com excesso de velocidade. Trataram-me mal? Não. Pediram-me dinheiro? Não – pediram-me o número de telefone! lol

Às vezes até se torna  um bocado chato, quando é uma viagem grande, os policias estarem sempre a mandar parar, porque vêem um carro de matrícula estrangeira. Para eles é uma oportunidade não só de controlar, mas também de meter conversa: Então é de Portugal? Para onde vai? De onde vem? Está sozinha? O marido não veio? O cão morde? Gosta de música romântica?

Eu sei que às vezes a polícia aqui também manda parar sem se ter feito nada para ver se consegue sacar algum… Não paguem, se realmente não fizeram nada de mal, não iam a excesso de velocidade, são eles que se estão a tentar aproveitar. Digam “Não fiz isso, por isso não pago”. Se vos ameaçarem que vão para a esquadra vocês dizem “Tudo bem, vamos ver o chefe”. Vão ver como resulta e eles vos mandam embora.

O que há a fazer para viajar em Marrocos em segurança não é muito diferente do resto do mundo. É preciso ter bom senso e não se meter em problemas. Há coisas que por vezes são inevitáveis ou podem acontecer, mas há outras que não é bem assim…

Conselhos para mulheres a viajar sozinhas em Marrocos, sozinhas ou em grupo:

  • Marrocos é um país muçulmano e, como se costuma dizer, “Em Roma, sê Romano”. É boa ideia as mulheres respeitarem um pouco as pessoas e não andarem por aí despidas como na praia. Não digo para andarem de djelaba e lenço na cabeça. Mas não é por usarem uns calções até ao joelho e um top que tape a barriga que vão ter mais calor. Normalmente, os marroquinos são curiosos e ficam a olhar para quem passa, sobretudo nos meios pequenos. Agora imaginem se lá aparece uma mulher de mini-saia e decote até ao umbigo!!!
  • Quando se viaja de carro, seja no nosso ou num carro alugado, há que ter em atenção as regras de trânsito e cumpri-las, ter atenção aos limites de velocidade, sinalização, etc. Para além de ter também atenção aos condutores marroquinos, que por vezes fazem coisas que não lembram a ninguém!!!
  • Eu tenho não só viajado de carro, como também de transportes públicos. Como em todos os lugares do mundo, tenham atenção às vossas bagagens. Quando viajam de comboio, se quiserem ir mais confortáveis e mais descansadas, comprem bilhete para 1ª classe que a diferença de preço não é muita. De noite, no comboio directo entre Tânger e Marraquexe também há “couchetes”, vagão cama – se chegarem à estação pouco tempo antes do comboio partir pode acontecer que estas 2 opções já estejam esgotadas, pois os lugares são poucos. De qualquer maneira, para vosso descanso, procurem lugar num compartimento em que haja um família, mulheres ou outros turistas.
  • Na maioria dos autocarros não há lugares marcados, por isso tentem chegar uns minutos mais cedo à estação para escolherem o vosso lugar – como fazem os marroquinos. E escolham um dos lugares da frente que é onde costumam viajar as mulheres em Marrocos. Geralmente, os motoristas ou alguém que trabalha para a companhia de transportes são muito simpáticos e indicam-nos logo o lugar mesmo por trás dele. Se tal não acontecer dirijam-se a ele ou a alguém que trabalhe no autocarro e digam que queriam ir num dos lugares da frente. Se quiserem voltar a sair, deixem um casaco ou uma garrafa de água nesse lugar, nunca uma mala.
  • Os marroquinos têm fama de ser um povo muito simpático e acolhedor. E isso é verdade. Quem nunca ouviu histórias de alguém que esteve em marrocos, conheceu uma família, foi convidado a visitá-los, bebeu chá com eles, comeu e dormiu lá em casa? Enfim, adoraram a experiência que ficou para toda a vida. Se forem a casa de alguém, tenham cuidado e bom senso, não é aconselhável aceitar o convite de um vendedor de haxixe que se conheceu na esquina…
  • Para além disso, há que ter em conta que muitas vezes um convite feito por um homem marroquino a um homem estrangeiro, não é bem com a mesma intenção que é feito a uma mulher estrangeira.
  • Os homens marroquinos são um pouco… Como é que hei-de dizer isto… Atiradiços! E parece que estão sempre no engate. Muitas vezes eu finjo que não percebo e acaba por lhes passar. Se não resultar e ele se tornar muito óbvio digo que não estou interessada, o que costuma resultar.

De momento, estes são os conselhos de que me lembro para mulheres a viajar sozinhas em Marrocos. Se tiverem dúvidas e necessitarem de ajuda com alguma questão, não hesitem em perguntar.

Posted on: Julho 13, 2010ritaleitao

100 thoughts on “Mulheres a Viajar Sozinhas em Marrocos

  1. sou Franciane brasileira casada(por coencidencia com um portugues)moramos atualmente na França(bom com a lingua ja sei q nao teria problema ja q eles também falam frances)bom quero dizer q adorei seu blog,tenho muita curiosidade e vontade de conhecer o marrocos,mas tenho medo de ir so,pois com meu marido nao posso contar ele odeia arabes e paises arabes seria o ultimo lugar do mundo pra onde ele iria ver o seu blog me ajudou a quebrar alguns tabus,e entender um pouco o que as pessoas comentam verdade , mentira ou exagero .so queria ter visto mais fotos.bjossss fica com Deus

  2. Olá Rita, sou portuguesa filha de pais portugueses mas nasci e cresci em Marrocos ate ir estudar. Sempre que visito a minha “outra” casa vou de transportes e de preferencia no meio da confusão das pessoas. Como sou lorinha e tenho olhos verdes aqui em Portugal as pessoas brincam que serei raptada, trocada etc. Não poderiam estar mais errados, sempre que por ai ando vou com um amigo e metemo-nos no meio da confusão (adoro pessoase só estou bem no meio delas) quando temos planos diferentes, combinamos uma hora parta nos encontrarmos e ando á vontade nas cidades completamente sozinha e palavra de honra que ainda que os marroquinos sejam um pouco atiradiços, há coisas que os fazem desistir dos seus intentos. A minah técnica favorita é deixá-los falar e qdo me fazem alguma pergunta respondo que sou casada. até hoje em minutos giram nos calcanhares e desaparecem (algo que em Portugal não é assim)

  3. Olá Vânia,
    agora até me fizeste rir… Quantas e quantas vezes eu já ouvi essa história do rapto!!! 😀 Mas na verdade Marrocos é um país seguro para se viajar e passear, seja sozinha ou acompanhada, eu acho é que continua a haver um grande desconhecimento em relação a este país que está tão perto de Portugal. Bem, eu falo na generalidade, especialmente do Sul de Marrocos que é onde vivo, porque nas grandes cidades é preciso ter mais cuidado, como em qualquer grande cidade em qualquer parte do mundo. Quanto ao facto dos marroquinos serem um pouco atiradiços devo dizer-te que usas a mesma técnica que eu e mais algumas amigas. Ainda não percebi bem se isto é desporto nacional, porque acontece com homens dos 15 aos 80!!!! Mas ao dizermos que somos casadas resulta sempre para nos deixarem descansadas, muitos chegam a pedir desculpa por terem vindo incomodar e desaparecem ou se por acaso continuam a falar comigo a atitude deles muda completamente e começam a tratar-me por Madame. Boas viagens a Marrocos e quando passares em Ouarzazate avisa para bebermos um chá!
    Beijinhos,
    Rita

  4. Olá Rita! Obrigada pelo teu blog! Tenho férias para a semana e estou com muita vontade de ir a Marrocos, sozinha, com a mochila às costas… estava muito indecisa, mas o teu blog ajudou-me a decidir! Somos mulheres ou somos ratos?! hihihihi! Estou a brincar, mas por vezes é demasiado fácil temer o desconhecido! Obrigaaaada!

    Bjinhos!

    Marta J

  5. Olá Marta,
    desejo-te boa sorte e uma excelente viagem. Se na tua viagem por Marrocos tiveres planeado uma passagem em Ouarzazate avisa para bebermos um chá! Beijinhos, Rita

  6. Olá, Rita! Amei o seu blog, estou indo de férias para Espanha e meu noivo me presenteou com uma curta estada em Marrocos. Pesquisei e achei seu blog. Ouvi falar do rapto também…rssss. Estou ansiosa! Bjos e parabéns pelo blog.

  7. Olá, Rita!

    Que bom que encontrei o seu blog! Passei um bom tempo lendo seus posts! Acho a cultura marroquina muito rica. Tenho uma viagem reservada para o Marrocos para daqui a duas semanas, mas estava quase desistindo, porque amigos e conhecidos estão me assustando. Preciso confirmar amanhã. Já viajei sozinha muitas vezes pela Europa (inclusive Portugal, ai que saudade dos pastéis de clara!) e até mesmo o interior da Turquia (Capadócia). Mas estou dividida… Sou brasileira, 46 anos, vivo nos Estados Unidos, e domino o inglês e espanhol, mas meu francês é extramamente básico, Tenho apenas uma semana de férias, e planejo passar 3 dias em Fes, 3 em Marrakech e 1 em Essaouira. Será que nos riads nas medinas destas cidades se fala inglês? Conseguirei me comunicar com motoristas de taxi e os vendedores nos souks? Poderei jantar sozinha num restaurante à noite? Posso caminhar à noite pelas ruas, ou pelas medinas , ou terei de ir para o hotel cedo? Planejo me vestir de forma mais conservadora e usar de bom senso, e espero que minha idade avançada afaste os homens afoitos. Só não queria que minha única semaninha de férias se tornasse uma má experiência. Por outro lado, apesar de um pouco assustada com o que ando lendo e ouvindo, não me agrada a idéia de desistir por medo. Ficarei extremamante agradecida se você acalmar minhas dúvidas. E mais uma uma vez parabéns pelo seu blog bem completo!

    Um abraço,

    Eliana

  8. Olá Eliana,
    em relação ao francês não se preocupe, já que muitas pessoas ligadas ao turismo falam inglês. Bem as medinas de Marraquexe e Fez não são a mesma coisa. A medina de Fez é muito grande e confusa e é fácil a pessoa perder-se e até ir parar a locais que não deve. Aconselho-a em Fez a procurar um guia oficial no hotel que a leve a passear na medina (geralmente um guia oficial cobra 25/30€). Para jantar pode pedir no hotel que lhe aconselhem um bom restaurante não muito longe, pois à noite não convém andar a passear muito longe dos hoteis na medina de Fez. Marraquexe já é um pouco diferente, a medina é mais pequena, mais recente e não tenha receio de perder-se nas ruas dos souks. Quanto a passear sozinha pela medina à noite, também não a aconselho, tal como não aconselho em mais nenhuma cidade do mundo. Quando vou a Marraquexe e fico em riads dentro da medina, procuro sempre alguma riad bem pertinho da Praça Jma El Fna, pois é nessa zona que se encontram muitos restaurantes e aproveito sempre para ver a animação da praça à noite. Não tenha medo, descontraia-se e aproveite bem a sua estadia em Marrocos. Marrocos é um país seguro, mas é claro que nós também temos que ter um pouco de bom senso e não nos pormos em situações que possam tornar-se perigosas para nós.
    Se ainda estiver com receio porque não recorre aos serviços de uma agência de organização de circuitos? Há pequenas agências em Marrocos que trabalham bem e há vários anos nesta área. Eles apresentam-lhe uma série de circuitos padrão, mas estes podem ser adaptados e personalizados ao gosto de cada cliente. Os preços destas agências costumam incluir a viagem, os hoteis e o motorista/guia. Se precisar de mais informação diga. Boa viagem. Bjs,
    Rita

  9. Oi, Rita!

    Muito obrigada por responder e por toda as dicas! Estou bem mais traquila e tenho certeza de que vou aproveitar muito a viagem! Não vou por agências porque gosto de ter meus próprios horários, etc… mas vou ter em mente os seus conselhos e usar da velha e boa intuição! Já confirmei as passagens e estou aqui onvindo música árabe, para entrar no clima! Só me resta buscar os riads, e vou levar em conta as informações que você me passou! Depois eu conto como foi a experiência!

    Um beijo,

    Eliana

  10. Oi Rita
    t bem?
    Gostaria de saber como funciona o casamento de uma mulher brasileira com um marroquino
    filhos cultura
    Gostaría de saber mais deste país
    Att Elizabeth
    Vc está de parabéns com suas maérias, sou sua fã.

  11. LEITORES
    Estou de partida para marrocos dia 17 de setembro… ajudem-se a fazer a mal tanta duvida, o que poss levar? calçoes? tops? A viagem é de apenas 4 diasm, 2 em casablanca e 2 em marraquexe… E por exemplo posso ir de havainas?
    Ja ouvi tanta coisa… lol

    Agradeço a vossa ajudinha… please.:(

  12. Oi elizabeth,
    obrigada por gostar do meu blog. Como funciona um casamento entre mulher brasileira e homem marroquino? Pois… não sei. Não conheço nenhum. O que lhe posso dizer é que em termos culturais os marroquinos, e os muçulmanos em geral, são bastante diferentes de nós, para eles tudo se baseia na religião. E claro que para um casamento assim resultar terá que haver bastante bom senso, compreensão e adaptação das duas partes. Sei que se um estrangeiro quiser casar com uma marroquina tem que se tornar muçulmano, pois o homem é o pilar da família e os filhos terão que seguir a religião do pai. Não sei se para a mulher se passa a mesma coisa… Bjs,
    Rita

  13. Olá Rita!
    Bem, tal como se passa com a Elisabeth, o meu foro neste seu blog foi a união de uma pessoa de fora com um marroquino. De facto, namoro com um rapaz marroquino e, embora o casamento não seja ainda uma questão pertinente, gostaria imenso de poder aprender a língua dele e alguns costumes mesmo enquanto estou na europa para o surpreender quando o visito. Vou a marrocos cerca de uma vez por mes, ou de dois em dois meses, consoante as minhas possibilidades. Sou portuguesa e fora lisboa nao ha muito acesso à cultura e lingua árabe no país, será que me pode indicar escolas online ou algum outro modo em que possa aprender realmente algo de palpável? Muitissimo obrigado,e parabens pelo blog e obrigado pelas fantasticas informações!

  14. Olá Ana,

    obrigada pelo seu comentário. Experimente estas lições básicas de darijá http://marrocos.wordpress.com/category/o-que-falar-em-marrocos/
    Bjs, Rita

  15. Olá

    obrigada Rita pelas dicas, eu, como a maioria que se manifestou neste blog, estou a planear ir em dezembro, no fim de semana do natal, a marrakech.
    é evidente que me foi dito o mesmo ja aqui pronunciado, com os seus esclarecimentos fiquei mais tranquila e motivada para fazer a viagem.

    graças pelo seu blog

    abraço

  16. Olá Rita,
    vou viajar até Marrocos com um grupo (que já faz esta viagem há muitos anos), vou com o meu namorado é melhor dizer que somos casados? Li num outro site que os marroquinos não aceitam as relações fora do casamento, acha que é mportante mentir em relação a este assunto? a verdade é que já vivemos juntos á 8 anos, não vai ser uma mentira assim tão grande, né?qual o seu conselho?
    O blog é muito bom e muito educativo, obrigado pelas dicas!
    Beijino
    Inês

  17. Olá Inês,
    para os marroquinos não faz confusão dizer que são namorados, não faz mal. Em relação aos europeus eles não ligam. Mas se disserem que são casados melhor, sobretudo perto de pessoas mais velhas. Eu não sou casada e a maior parte das vezes ando sempre sozinha, mas quando me dizem alguma coisa respondo sempre que sou casada, ou se estou em algum local é me dizem alguma coisa digo que estou à espera do meu marido. Não é que eu goste ou queira mentir, mas a reacção dos marroquinos e a maneira como nos tratam, mesmo que inconscientemente é diferente. Bjs,

    Rita

  18. Olá! Que maravilha de blog! Obrigada pelas dicas!
    Ando com vontade de ir a Marraquexe desde que a Ryanair decidiu ter voos a partir do Porto. Mas, como pretendo ir sozinha com os meus filhos, de 10 e 4 anos, tinha dúvidas quanto à segurança com crianças.
    Num programa muito básico, de chegar e ir do aeroporto para um hotel no centro da cidade que nos permita andar a pé, pensado numa estadia de apenas uma ou duas noites, o que nos aconselha?
    Será que a minha filha, com 10 anos, já será alvo de assédio ou olhares impróprios?
    Obrigada desde já pela ajuda!

    Erika

  19. Olá Rita!

    Adorei seu blog, ele me ajudou muito. Sou Brasileira, mas estou a morar em Porto, estou a fazer intercâmbio universitário aqui. Comprei as passagens faz 1 mes. Meu pai tem medo de eu ir sozinha, até então eu também estava. Mas há umas semanas atrás uma amiga minha foi sozinha e sobreviveu,então eu também sobreviverei. Obrigada pelas suas dicas, vou ficar em Marraquexe, mas pretendo ir á Casablanca e se der ir a Fez também.

    Nós temos que parar de ter medo do desconhecido e se aventurar pelo mundo.

    Obrigada mais uma vez,

    Thaís

  20. Oooie olha coloca como nos podemos se vestir igual a as mulheres de marrocos e assisti a vovela o clone e eu to doida para saber como se vestir igual a jadi coloca pv pv

  21. Olá Rita,
    queria só contar um pouco da minha viagem a Marrocos, fomos a Chefchaouen, Fez, Azrou, Merzouga,Ait-Benhaddou, Marraquexe e Asilah, e foi uma verdadeira aventura.
    Desmistifiquei muito dos mitos que tinha sobre este país, senti-me segura e muito respeitada, os marroquinos são muito simpáticos e hospitaleiros.
    O país é de uma beleza estonteante, variado e lindissimo, há montanhas de gelo como uns quilómetros depois paisagens agrestes mas sublimes, e de repente o deserto, laranja e singular…
    Ainda não me compus das experiências que vivi em Marrocos, já estou de volta a Lisboa mas nos meus sonhos volto sempre a Marrocos…
    Obrigado pela introdução a Marrocos, já penso e voltar rapidamente, mas desta vez de avião para Marraquexe, uma das minhas cidades favoritas…adorei a energia, o caos organizado, vi-me a flutuar pelas ruas no turbilhão das motas e pessoas, sempre com um sorriso nos lábios…um festim para os sentidos…
    Aconselho a toda a gente a visitar Marrocos, seja a norte seja a sul…é definitivamente um destino a repetir, desta vez com a minha irmã e com o irmão do meu namorado, é que é dificil explicar por palavras e por fotografias…
    Um grande beijinho
    Inês
    p.s. tem alguma recomendação para hotéis baratinhos em Marraquexe?

  22. ola encontrei este blog por acaso sou portugues e actualmente travalho em marrocos e so kero dizer q eu acho marrocos mt seguro e agradavel por isso se estiverem a pensar vir a marrocos venham k e um pais estremamente interessante.conselho lembrar sempre q e um pais muculmano e calma com a policia de resto são estremamente agradaveis com estrangeiros

  23. como estou namorando um homem de marrocos esta converça me assustou, veja:
    ok
    amiga otra coisa
    SIM
    aqui en morrocos muito homim que arrengar mulheris do otro pais
    so para tera visto ou deinero
    eu nao me gosto do isso
    O QUE É ARRENGAR?
    pero nos irmao nos filhos do deus
    OBRIGADO AMIGO ESTOU ATENTA
    pero muito pissoa que falar do amor com mulheris mais elaes qeren so deinero ou visto para sai do morrocos
    ABDOU TEM FAMILIA EM MARROCOS
    TEM TRABALHO
    TEM DINHEIRO
    nao
    NÃO O QUE?
    meu amiga eu do morrocos eu trabalho com tourismo 11 anos eu sabes do tudo
    EU VOU COM MUITO POUCO DINHEIRO
    NÃO TENHO MUITO
    isso bem
    E COMO ELE USARIA MEU VISTO?
    ele nao vai te robar amiga
    mais so te pagar tudo aqui depois falar para voçe nao tenho deinero para te dar deinero por ele
    SE ELE FAZER ISTO VAI SE ENGANAR
    PORQUE ELE SABE QUE NÃO TENHO DINHEIRO
    entao amiga
    agora esta ai
    COMO ASSIM?
    depois te vai sabes do tudo
    VOCE ESTA ME ASSUSTANDO
    meu amiga vem para morrocos mais falta te sabes o que te vai faz
    RITA, POR FAVOR ME DIGA QUE PRECAUÇÕES VC ME ACONSELHA A TOMAR?
    ELE ME CONVIDOU PARA FICAR NA CASA DE FAMILIA DELE.

  24. Olá Rita,

    Só deves conhecer Ouarzazate, tenta andar sozinha em Marakeche, Tanger, Casablanca, Rabat e muitos outros sítios que vais ver a realidade de Marrocos, então se fores um pouquinho para o interior, meu DEUS….!!!!!

    Mas se ai é melhor, ainda bem principalmente para ti.

    Boa Sorte

    Caty

  25. Olá Caty,

    infelizmente só deves ter lido uma página do meu blog, senão já te terias aprecebido que eu sempre que posso viajo dentro de Marrocos para ficar a conhecer um pouco mais deste país que é enorme e tão diversificado. Mas de qualquer maneira agradeço o comentário e queria dizer-te que Ouarzazate é sim um bom local para se viver, uma cidade muito bonita, limpa, calma e de gentes muito simpáticas. Não conheço Casablanca e de Rabat conheço muito pouco, por isso não te posso dar a minha opinião sobre estas cidades.
    Mas em Tanger já estive sozinha várias vezes e a Marraquexe também vou muitas vezes sozinha e até hoje nunca tive qualquer problema. Já no interior, como tu dizes, me DEUS!!! As pessoas são mesmo simpáticas 🙂
    É claro que nem todos gostamos das mesmas coisas nem reagimos de forma igual, tenho a certeza que irás encontrar países onde gostes mais de passear. Boas viagens. Beijos,

    Rita

  26. Olá Rita
    Estou indo agora no final de maio a Marrakech,e vou sozinha ficar por 5 dias.
    Estou meio que desesperada,pois não falo muito bem inglês,nem espanhol muito menos a língua deles ,e nem o costumes deles.
    E tem muitas pessoas me dizendo que sou louca de ir a Marrrocos sem um homem ao lado.
    Bem eu queira uma dica sua,tem algum lugar em Marrakech que eu poderia contratar um guia?
    Como posso fazer isso ?que fale minha lingua portugues?
    Eu sou loucaaaaaaaaaaaaaaa par conhecer Marrocos e estou achado qeu vou ter que desistir .
    me ajude Rita.
    Estou no aguardo se sua resposta e te agradeço muitíssimo
    Regina

  27. Olá, Rita.

    Desde já os meus parabéns pelo seu blogue. Ajuda imenso no que diz respeito às mulheres!
    Rita eu estou a pensar em ir até Taza, levando um carro de Portugal, e de viajar acompanhada pelo meu filho que tem sete anos.
    Até já me passou pela cabeça imigrar para Marrocos, mas quero fazer as coisas com pés e cabeça. Queria perguntar-lhe se tem amigos com filhos que tenham saído de Portugal para Marrocos e, se acha que é fácil uma criança se habituar a viver aí. O meu maior problema é o de ele só falar português e de já estar na segunda classe. Pode ser complicado entrar no ensino em Marrocos.
    Obrigada.

    Bjs

    Vera

  28. Olá Rita
    Estive a ler o teu site com atenção. Recentemente viajei até Marrocos sozinha, estive apenas em Marrakech, e gostei tanto que já lá voltei 2ª vez.
    Adorei Marrakech e a alegria e animação das pessoas desta cidade. Gostava muito de passar mais tempo em Marrocos e conhecer melhor o país. Considero-me uma rapariga sem medo de viajar sozinha e sem medo de culturas diferentes. Mas confesso que teria muito receio de fazer o que fizeste: ires viver para Marrocos e viajares sozinha pelo país. Admiro muito a tua coragem…

  29. Olá Rita!
    Desde que li o seu blog fiquei entusiasmada com uma viagem a Marrocos, daí que estou a pensar ir visitar esse país. No entanto, ainda ando a estudar o tipo de viagem que mais me convém pois não quero dispender muito dinheiro na viagem uma vez, segundo li nas suas redações, existem viagens de avião muito baratas, só é preciso ter uma boa oportunidade de oferta sobre as mesmas. Como veterana sobre esse mundo, tem alguma dica adicional às que já colocou no seu blog para dar?
    Se tiver agreadeço pois como penso viajar sózinha, nunca é demais.
    Obrigada.

  30. Bom dia Maria,

    veja o site da Ryanair http://www.ryanair.com/pt Eles têm viagens directas Porto/Marraquexe a preços muito bons. Boas viagens!

    Beijos,

    Rita

  31. Olá Carla,

    obrigada pelo teu comentário. Tens que te encher de coragem também e um dia vires à aventura para descobrires o sul de Marrocos, vais ver que vais gostar.
    Força! Beijos,

    Rita

  32. Olá Vera,

    obrigada pelo comentário e elogio. Para ser sincera não sei bem como funciona o ensino em Marrocos, mas acho que era bom o seu filho saber outras linguas e ir para uma escola internacional, essas escolas acho que só há nas grandes cidades – aqui em Ouarzazate fora as escolas marroquinas sei que há um colégio frances. Ele também ainda é novo e estou certa que rapidamente se adaptará e terá facilidade em aprender mais linguas. Mas para ver como são as coisas o melhor mesmo é aproveitar as férias para vir até Marrocos e ficar a conhecer melhor o país e se tiver possibilidade ficar uma temporada no sitio onde pensa ir viver, porque isto de ir só de visita e viver no local faz uma grande diferença. Boa sorte. Beijos,

    Rita

  33. Olá! Devo dizer-lhe que fico contente por saber que tem um cuidado especial em formar um blog assim, com gosto e preocupação em ajudar os outros, nós os curiosos! Estou na iminência de comprar a viagem, devo ir por uma agência com voo, hotel e meia pensão…mas sem carro nem guia! Se calhar vou pedir uma opinião;)
    obg e beijinhus*

  34. Oá Catarina,

    obrigada pelo comentário. São comentários como o seu que me ajudam a continuar o meu blog. Pode pedir todas as opiniões que quiser sobre a sua viagem a Marrocos. Aqui tem o meu contacto: darritamaroc@gmail.com

    Beijos,

    Rita

  35. rita prazer em conhecer te,vivo em lisboa estou a tratar de tudo para ir trabalhar Marrakeche enfermeira é possivel ensinares me como conseguir uma kitchenet em Marraquexe?preciso de ajuda d todos os Portuguses ai , é o sonho da minha vida ,podes ajudar?

  36. Olá Rita,
    Adorei seu blog, bem detalhado e com dicas bem reais!Parabéns!
    Meu noivo quer me presentear com uma viagem para Marraquexe, entretanto, como a grande maioria das pessoas, já ouvi muitas histórias de mulheres raptadas e até relatos de maridos que foram abordados para venderem ou trocarem suas mulheres. Como sou, muito clarinha, loira com cabelos longos e medrosa 🙂 , tenho muito receio de ir para Marrocos (Marraquexe) e passar por alguma situação dessas. Acha que isso acontece de facto? Na sua opinião, é necessaário usar lenço a cobrir o rosto, ou isso pelo menos, demostraria mais respeito da minha parte??
    Obrigada!

  37. Olá Rita,
    Estive lendo seu blog e gostei muitoo! Vi que voce deu várias dicas, que aumentaram ainda mais minha vontade de conhecer o país!
    Sou do Brasil e estou indo para a Espanha no final do ano (dez) para fazer um curso por 2 meses, mas vou ter 1 semana para viajar durante o ano novo. Gostaria de saber se o melhor/mais economico lugar para sair da Espanha é de Tarifa e indo para Tanger de ferryboat? E por quais lugares da regiao voce me aconselharia passear? Visto que nao estaria de carro e possivelmente com um ou outro amigo e por poucos dias..

  38. Acabei de ler que tambem existem voos baratos saindo de Madri e Barcelona para Marrakech.. Se voce pudesse me indicar lugares para visitar caso fosse para esta cidade.. mas dentro das mesmas condicoes: sem carro, poucas pessoas e por poucos dias.

    Mt obrigada!!

  39. olá rita eu vou a marrocos no proximo mes. Eu vou la porque quero muito viajar e esta vai ser a minh primeira viagem assim mais memoravel =) e tambem porque acho que marrocos pode-me dar muitas sensaçoes pelas fotografias que vejo.ja estive num site hj de um homem que ja visitou n sei qts paises e que morava em marrocos e tb s chamava leitao ?sao familia? lol bem o que eu gostava mesmo de saber era sobre lojas de tecidos e preços em marraquexe pk estudo design de moda e seria mt interessante ver esse tipo de coisas, assim como eventos relacionados com moda e vestuario.se me puder ajudar com alguma informaçao era optimo Chukran 😉

  40. Olá Nanda,

    não sei onde ouviu essas histórias… talvez num filme? Mas que grande exagero e só lhe digo que os marroquinos se riem de histórias como essas. Ou seja, até vai acontecer abordarem o seu marido a perguntar se a quer trocar por camelos, mas por brincadeira porque os marroquinos sabem que se contam essas histórias e brincam com isso. Aproveite a viagem e divirta-se. Bj,

    Rita

  41. Olá Mizé,

    eu não moro em Marraquexe por isso não sei de apartamentos para alugar. Acho que amelhor maneira é depois de lá estares procurares com calma em imobiliárias e perguntando às pessoas. Boa sorte,

    Rita

  42. Bom dia Gabriela,

    dê uma olhada aqui nestas dicas para quem quer passar 4 dias em Marraquexe http://www.joaoleitao.com/viagens/2007/12/02/4-dias-marrakech-marrocos/

    Beijos,

    Rita

  43. Ola Rita !
    sempre tive uma vontade enorme de viver em Marrocos
    mas uma coisa e querer outra e puder!
    Diga-me e´ complicado de se viver em Marrocos?

  44. Oi Rita, muito bom seu blog!
    Sou brasileira e vou para o Marrocos em janeiro com uma amiga. Chegarei em Casablanca dia 26 e saio de lá no dia 31.
    Estou buscando agências locais, porque gostaria de um tour por Casablanca, Marraquesh e Fes, mas não existem tours assim, e só me ofereceram tours privados (e muito caros).
    Sei que de Marrakesh saem muitos tours, e gostaria de dormir em Casablanca e ir no dia seguinte a Marrakesh, mas estou receosa da questão de “mulheres sozinhas no Marrocos”, e não sei se é seguro eu e minha amiga pegarmos o trem (comboio) a Marrakesh, ou se precisamos de agência para isso, tanto na ida quanto na volta.
    Poderia me ajudar?
    Mais um detalhe: do aeroporto de Casablanca, qual a melhor opção de transporte até o hotel? Taxi comum ou devo solicitar um transfer de agência?
    Abraços!

  45. Olá, sou uma brasileira que estou pretendendo ir ao marrocos. Mais não vou nega que estou um pouco comedo..

  46. na verdade entrei no “seu” bloque, porque andava a pesquisar os costumes dos marroquinos em geral.
    Tenho 35anos e sou portugues, trabalho na alemanha, costumo andar constantemente a viajar onde numa das viagens que fiz a suecia conheci uma rapariga que me chamou a atenção. que por acasou viagou comigo para hamburgo onde eu estou a morar, durante a viagem surgio ali uma quimica e acabamos por nos conhecer, foi aí que ela disse que era marroquina, e que era mussulmana que respeito e ademiro a coragem de estar no mês de agosto sem comer nada durante todo o dia, chama se Amal tem 30 anos,
    começa mos a ir a cinemas, bares e discotecas, pois foi ai que eu me assustei a vela
    a beber vodca como estivesse a beber agua e a meter se de seguida com quase todos os homens da discoteca isto dias de nos começarmos a andar, eu fiz um grande esforço para esquecer aquele episodio, apesar de ela estar bebeda, passados 5 meses comessou a falar em casamento, eu amo a, mas estou com medo de casar porque que e aquele episodio voltou se a repetir por varias vezes apesar de eu a ter avisado e proibido, ela diz sempre que para a proxima não volta acontecer.
    porque respeitão a religiao para umas coisas não respeitam para outras isto a ver com o alcool,porque ela não é alcoolica só bebe em discotecas e não é pouco de chegar ao ponto de lhe tirar o copo da mão, e que a ultima vez que tinha sido em marrocos tambem numa discoteca.
    não sei que fazer em relação ao casamento.
    voces mulheres digam me isto será para estudar a minha reacçao para ela perceber se realmente eu gosto dela ou não.

  47. Oi Rita, tudo bem? Me chamo Beatriz, tenho 33 anos e vivo em Sao Paulo no Brasil. Preciso de uma ajuda sua, e espero que consiga me ajudar….
    Conheci um marroquino e estou indo passar uma semana em FES. VOu aproveitar a semana do carnaval.
    Já li e ele também me falou sobre tudo que nós não podemos fazer em público por aí, beijar, beber, roupas justas e curtas….mas ele também me disse que a vida é normal e que não tem nada de “lendas urbanas: raptos”…..Bom, mas minha dúvida é a seguinte: vamos reservar um hotel para um casal, mas não somos casados. Isso é permitido?
    Muito obrigada!
    Abraços
    Bia

  48. Olá Beatriz,

    segundo a lei marroquina vocês não são casados, por isso não podem alugar um quarto de hotel juntos. Casais estrangeiros não tem problema, agora casais marroquinos ou em que o homem ou a mulher sejam marroquinos têm que mostrar a certidão de casamento ou então ficam em quartos separados.

    Boa viagem,

    Rita

  49. Vou para Marrocos dia 11 de Fevereiro, e disseram-me que o facto de ser loira e de olhos azuis, ia ter problemas.
    Acho que não deve de ser assim, mas se me poder confirmar, agradeço.

  50. Olá Rita,
    Eu sou universitária e estou vendo uma proposta de trabalho por 3 meses em Casablanca.
    Eu irei sozinha e estava curiosa pois muitas pessoas me disseram que eu louca e que poderia ser perigoso.
    Quando vi seus comentários fiquei muito tranquila.
    Gostaria de saber o que vc acha dessa experiencia e da cidade de Casablanca.
    Muito Obrigado!

  51. ola rita sou cidada angolana e vivi em portugal 20anos e agora vivo em frança ah 4 anos e tenho residencia gostaria de saber cendo cidada angolana se preciso de um visa para entar em marrocos de aviao

  52. oi Rita, estou querendo ir ao Marrocos em setembro, mas serei só eu e Deus! 😉 – iria depois de passar alguns dias na Espanha.
    o meu orçamento é curto, portanto, me hospedaria em hostels.
    é arriscado ir sozinha? conforme li acima, o bom senso está acima de tudo, mas ainda assim estou com algum receio…
    gostaria de estar em Marraquexe, Fez
    desde já agradeço.
    ótimas viagens!

  53. Rita, me passe teu e-mail pois queria informações sobre pacotes para MArrocos com Jeep para 2 pessoas. Abraço, Cecília

  54. ola amiga rita…obrg pelo seu blog…queria saber o seguinte,se eu comprar lembranças em marrocos(vou visitar a partir do dia 27 agosto) a saida tenhop de pagar impostos sobre o que compre??’ um candieiro…um tapete ou alguma coisa do genero?? vou com a minha namorada e de mochila as costas…farei de comboio o trajeto tanger-marrakech, e a volta tambem de comboio mas parando em casablanca rabat e tanger. desde ja obrg pela sua atençao. Antonio.

  55. Ola rita vc me lembra muito da minha historia vc gostou do marrocos e sabe sobre ele mais que muitos marroquinos,foi meu caso com brasil.eu TÔ nô brasil a 13 anos.apaixando brasileiro amo critico .ate minha mulher que e brasileira me disse que so mais brasileiro que ela.somos casados a 10 anos ,Pai de 3 criancas lindas.2 meninas e um menino .vc accrédita que seu blog faz milagre pra mim e minha familia Voltar pra marrocos,estamos em tanger agora .Gracas à deus ja arrumei o apt com condominio bom perto do palacio do rei .falta à escola mais jà TÔ olhando e vai da certo com fe em deus.mas o grande problema e à saudade,Porque eu Ainda tenho que Voltar pra Brasilia onde tenho minhas lojas .isso que quero que vc me ajudar .de me guiar nô seu blog como adapter meus négocions do brasil aqui nô marrocos.

  56. Rita, eu gostaria de falar com voce sobre algumas particularidades sobre marroquinos, mas acho melhor falar inbox no facebook. O que acha?

  57. Alo amiga,sou o Oliveira angolano-luanda,necessito falar contigo por telefone, por favor ligue e eu retornarei a chamada 00244926900143…..obrigada

  58. ola RITA! achei seu blog muito propicio ja que eu vou a marrocos para ficar na casa de uma familia de RABAT conheci um rapaz de la .Ele estava no Brasil a passeio e nos conhecemos e nos apaixonamos , mas confesso tenho um pouco de receio, ja que ouvi muitas coisa sobre o perigo de uma mulher ir sozinha para marrocos.Voce poderia me dar uma dica? aguardo sua resposta desde ja agradeço..

  59. ola Rita gostei muito do seu blog, foi muito propicio ja que vou para marrocos em maio de 2013 conheci um rapaz de la aqui no brasil e nos apaixonamos, por fim eu estou pretendendo ira a marrocos ficar na casa dele conheci a mae dele e tudo , mas tenho alguns receios sobre isso pois ouvi tantas coisas de la, voce poderia me dar uma ideia doque fazer.aguardo resposta desde ja agradeço..Elaine

  60. Oi Rita, gostei muito do seu blog. estive em Marrocos-Rabat de maio a Agosto e foi incrível, o povo é acolhedor e muito atencioso, levei comigo a minha filha e eles não paravam de elogia-la e oferece-la presentes. amei o clima e os prato típico( COUSCOUS ) não vejo a hora de voltar para la novamente. quem não experimente!

  61. Oi Rita gostei imenso do teu blog, Marrocos é tudo isso que tu mencionaste, gente amiga e gostam muito de oferecer coisas:comida, doces… No ano passado fui ao encontro do meu esposo e amei aquela terra levei comigo a minha filha e não paravam de fazer caricias e oferecer doces.pretendo la voltar em nome de Cristo brevemente.

  62. Olá Rita! Estou indo viajar em Julho/2014, pois tenho um namorado que mora lá. Porém nunca visitei Marrocos.Minha família está com receio de me deixar ir, por que todos falam: Marrocos é perigoso, vão te sequestrar, te apedrejar, etc… Você que foi até lá, é tão perigoso assim? Posso ir tranquila? Quanto mais ou menos, seria necessário para passar 20 dias, ficando em um hotel?

    Fico no aguardo…Obrigada!!!

  63. Boa noite Rita. Quero viajar para marrocos pois encontrei uma pessoa pela internet e gosto dele, ele quer se casar comigo mas é claro que não irei para me casar nem o conheço 🙂 mas, queria saber se é caro ficar lá por 10 dias e se é ruim , dizem que os arabes são muito salientes e é verdade, ao menos os que estão no Brasil e convivo são. Você pode me dizer se é caro e se é seguro, pois este moço quer que eu fique na casa dele mas, nunca fui para lá e ele mora com a família, achei estranho queria saber o que você acha de tudo, por favor me responda? Muito obrigada, excelente fim de semana, abraços.

  64. olá, penso em ir para marrocos com meu marido, mas fico preocupada poi s minha religião é evangelica e receio ter algum preconceito. como é a questão da liberdade religiosa lá? grata

  65. boa noite . sou marroquino morro no brasil ha 5 anos . pode viajar tranquila nao tem perigo nem um . nos la no marrocos gosta de estrangeiros e nos recebe eles com braços abertos . la e tranquilo nao tem violençia nem nada pode esquecer a violencia de brasil la e tranquilao de verdade mesmo . qualquer coisa de informaçoes to na disposiçao pra explicar pra vc oui sua familia qualquer coisa . abraço soufianebh@hotmail.com

  66. Pessoas, preciso mandar uma máquina fotográfica portátil para um estudante de inglês Marroquino. Se alguém se propuser a levar, saído do Brasil, ele se propõe a servir de guia em Marraquexe.

  67. oi rita sou brasileira e penço em ir morar em marros conheci um homem que gostei muito mais foi pela internete sera qu posso confiar em visitar esse homem?

  68. pais com gente safada que fica de olho na mulher dos outros prefiro nem perder meu tempo indo a um lugar destes.

  69. "salam" oi irma eu sou marroquino muçulmano islam é paz 🙂 não há necessidade de temer marrocos respeite o direito de religiosidade . A Tolerância do Profeta em Relação às Outras Religiões (parte 1 de 2): Para Cada Um Sua Própria Religião

    Descrição: Muitos acreditam, equivocadamente, que o Islã não tolera a existência de outras religiões presentes no mundo. Este artigo discute algumas das bases que o próprio Profeta Muhammad estabeleceu no lidar com pessoas de outras crenças, com exemplos práticos de sua vida. Parte 1: Exemplos encontrados de tolerância religiosa com pessoas de outras crenças na constituição que o Profeta estabeleceu em Medina.
    http://www.islamreligion.com/pt/articles/207/

  70. ola rita sou portuguesa conheci um homem marroquino na internet chat de encontros ja falamos no skype a 6 meses ele e estudante na universidade ele me convidou ir a cidade dele beni meall ele diz que gosta muito de mim que quer se casar comigo.nao sei o que fazer podes me dar um concelho o que fasso en relacao a ele e quer me levar a familia dele para eu conhecer.nao sei tenho um pouco de medo se ele me diz a verdade.por favor diz me o que fazer se devo acreditar nele. vou te deixar o meu email. lianabia@outlook.com

  71. o pais de paz graças a deus …..pais pacifico
    sou de rabat marrocos …tenho 42 anos ….desde o meu nascimento ate hoje …..sempre a paz a gloria e a justiça …..
    sejam bem vindos .

  72. Eu tenho muita vontade de conhecer marrocos mas fico com um pouco de receio por causa da religião e os custumes deles não sei se eu como brasileira posso chegar lá e ficar com o cabelo amostra mas do mesmo jeito que agente deve respeitar a religião e os costumes deles eles devem respeitar a nossa também.

  73. Tenho ido para Marrocos sozinha, e nunca tive qualquer problema! São simpáticos e amaveis, sempre prontos a ajudar. Lá como cá, ou em qualquer outro país, há que ter cuidado com os locais que onde se pretende ir à noite! Marrocos era o país que escolheria viver, se saísse de Portugal.

Deixe uma resposta