Estrada Montanha do Atlas de Ouarzazate até Marrakech, Conduzir em Marrocos

A estrada de montanha de Ouarzazate até Marrakech atravessa o Alto Atlas. Esta é uma zona muito bonita de Marrocos e a estrada nacional 9 (N9) deixa-nos ver bem as paisagens impressionantes. Bastantes vezes só para um lado, porque do outro está a montanha durante grande parte do percurso.

Praticamente a meio caminho da estrada Ouarzazate Marrakech, passamos no espectacular Tizi n’Tichka, uma das passagens de montanha mais bonitas de Marrocos cujo nome significa, literalmente, “Portela das Pastagens”. Ou seja, era neste lugar do percurso entre as duas cidades que o gado passava para ir comer nos campos do outro lado da montanha. A altitude é de 2260m, o que é mais do que o ponto mais alto de Portugal, a Serra da Estrela (1993m).

Conduzir Marrocos Estrada Montanha  Ouarzazate Marrakech
Estrada Montanha Ouarzazate Marrakech – Tizi n’Tichka

A zona da estrada que passa no Tizi n’Tichka é mesmo extremamente interessante por causa da grandiosidade que nos rodeia mas também pelas aldeias tradicionais à beira da estrada ou a serem atravessadas por ela. Aqui, as casas são de pedra ou de terra. Já foi bem mais difícil morar nesta parte de Marrocos. As pessoas ainda se dedicam à agricultura, cultivando os campos com trigo e cevada essencialmente. Mas também há muita gente que aproveitou o turismo em Marrocos para melhorar a sua vida. Muitas pessoas trabalham na hotelaria ou vendem qualquer coisa à beira da estrada entre Ouarzazate e Marrakech, que tem sempre muito movimento.

Estrada Montanha  Ouarzazate Marrakech - Ait Benhaddou
Estrada de Montanha Ouarzazate até Marrakech – Vendedores à beira da estrada

As lojas do caminho vendem muitos produtos a quem passa, especialmente aos turistas que procuram uma lembrança e não conseguem resistir a parar o carro. À escolha têm cerâmica, loiça, artesanato, fósseis,… Há igualmente imensos minerais e rochas: ónix, ametista, manganês, ágata, pirites de cobre, lápis-lazúli, etc. Faça boas compras à beira da estrada.

Ao longo do percurso entre Ouarzazate e Marrakech pela N9 ainda pode (e deve) fazer alguns desvios. Ait Benhaddou fica apenas a cerca de 35km de Ouarzazate (tem que sair da N9 e entrar na P1506). Este ksar património mundial UNESCO foi usado como cenário de filmes como o “Gladiador” ou o “Lawrence da Arábia”. Vale bem a pena visitar esta povoação fortificada de casas em adobe na rota das caravanas que atravessavam o Deserto do Saara partindo ou com o objectivo de chegar a Marrakech.

A cerca de 20km a leste de Tizi n’Tichka (antes de lá chegar terá que virar à direita, quando conduzir na direção Ouarzazate Marrakech), encontramos Télouet, a capital histórica do povo berbere Glaoua. Aqui existe um famoso Casbah mandado construir pelo Paxá de Marrakech Thami El Glaoui na primeira metade do século XX.

Estrada Montanha  Ouarzazate Marrakech - Ait Benhaddou 2
Estrada de Montanha Ouarzazate até Marrakech – Ksar Ait Benhaddou

Conduzir em Marrocos por esta estrada Ouarzazate Marrakech é verdadeiramente um prazer. Mas é preciso ter bastante cuidado nas curvas e com o trânsito em ambos os sentidos. Tem que estar concentrado no que está a fazer, ao mesmo tempo que aprecia a paisagem. O melhor mesmo é conduzir devagar. Não tenha pressa. Vá parando de vez em quando e tire fotografias das montanhas e, mais para o fim do percurso, do deserto. A transição é espectacular.

A estrada e esta zona de Marrocos é tão interessante que até estão parcialmente incluídas no percurso de um dos roteiros que os visitantes de Marrocos mais me pedem a partir de Marrakech. Chama-se roteiro ou Tour Marrakech e Ait Benhaddou e dura apenas 4 dias. Perfeito para quem tem pouco tempo para viajar no sul de Marrocos.

Agencia de Viagens em Marrocos