Al Bahr, Restaurante em Tétouan no norte de Marrocos

Cidade de Tetuão
Cidade de Tetuão

A cidade de Tétouan situa-se entre as montanhas e o  mar e  fica  apenas a 60 kms de Tânger.  Património da UNESCO desde 1997 pela sua medina (cidade antiga), que apesar de não ser muito grande, ser considerada uma das mais completas e intocadas medinas de Marrocos.

Há um grande parque de estacionamento com guarda perto do centro da cidade, por 3 horas de estacionamento paguei 5 dh (0.50€). Quando chegámos vários guias vieram ter connosco a oferecer os seus serviços, mas bastou dizer não uma vez que não insistiram e desejaram-nos boa visita.

Há quem prefira fazer uma visita guiada pelas ruelas da medina, eu preferi perder-me neste local único e sentir um pouco a vida diária dos seus habitantes, para isso nada melhor que passear  nestas ruas replectas de gente. Aqui encontramos lojas e vendedores ambulantes que vendem de tudo um pouco:  especiarias, fruta, carne, peixe, peles, doces, bolos,  pão, roupas, ouro, tudo (excepção para os bazares com as típicas recordações de Marrocos que não vi nem um)!

Há também as ruas e becos ocupados pelos artesãos de cada especialidade e por acaso encontrámos os cortumes da medina. Marrocos é conhecido também pelos cheiros incensos, especiarias, essências, perfumes… Preparem-se porque o cheiro dos cortumes também faz parte da  experiência 🙂 . Por lá passámos ainda um bom bocado a vê-los trabalhar, alguns trabalhadores meteram conversa connosco e com simpatia estiveram a explicar-nos o processo de tratamento das peles.

Talvez por Tétouan não ser uma cidade virada para o turismo  foi difícil encontrar um restaurante em Tétouan. Tinhamos visto um perto do parque de estacionamento onde deixámos o carro, mas já que estávamos no centro preferíamos  comer por aqui. Há cafés e cafetarias por todo o lado, isso não é difícil  encontrar, mas queriamos um restaurante.

Descobrimos o restaurante Al Bahr – que em árabe quer dizer “o mar” e cuja especialidade é peixe,  numa das principais ruas do centro da cidade, perto da igreja. Que sorte!  O restaurante tem muito bom aspecto e que bem que comemos! No rés-do-chão parece ser uma espécie de fast-food marroquino, em que servem uma grande variedade de sandes, com batatas fritas e sumos,  no primeiro andar tem outra sala mais calma.

Pedimos uma dose  de peixe grelhado (trazia  pescada, linguado, lulas, camarão, anchovas e outros peixes que não sei o nome –  que pratada!), uma tagine de carne, uma garrafa de água (1,5l) e uma dose de batatas fritas. Pagámos 125 dh (cerca de 12€). Trouxeram também um pires de anchovas de vinagrete (delicioso), azeitonas, pão e molho de tomate, mas não pagámos mais por isso.

Restaurante Al Bahr, Av. L’indépendence, nº 21, Tétouan

Agencia de Viagens em Marrocos