Restaurantes em Marrocos, Onde se come em Marrocos

Marrocos é um país conhecido pela sua gastronomia e com razão, aqui come-se bem. Eu sou super esquisita com a comida, por isso  estava com medo do que ia encontrar para comer, até porque já tinha provado comida marroquina em restaurantes fora de Marrocos e não tinha gostado.

Restaurantes em Marrocos, Onde se come em Marrocos

Em Marrocos encontramos uma grande variedade sítios onde comer, desde restaurantes de alta cozinha internacional, até ao vendedor de sopas ambulante. Em termos de qualidade, limpeza e preço é tudo muito variável. Marrocos é um país de muitos contrastes,  que se adapta a todas as carteiras, aqui pode-se experimentar um pouco de tudo.

Quando estava a jantar num restaurante 5 estrelas de alta cozinha italiana em Marraquexe, como é que eu poderia imaginar   que dois dias a seguir estaria comer ovos com tomate e chá ao pequeno almoço, num mercado de carneiros de uma aldeia perdida no Alto Atlas a 2000m de altitude?

É claro que tudo isto varia conforme a região em que nos encontramos. Nas grandes cidades encontramos de tudo um pouco. Por exemplo, em Marraquexe podemos encontrar restaurantes de alta cozinha marroquina e/ ou internacional (Fouquet’s, Café Arabe), pizzarias, fast-foods (mcdonalds, pizza hut), restaurantes especializados em peixe, restaurantes típicos marroquinos, restaurantes vegetarianos (earth café), cozinha internacional (italiano, japonês, libanês),  as famosas barraquinhas na Praça Djemaa el Fna,  vendedores de sopas nas ruas da medina, …

Restaurantes em Marrocos, Onde se come em Marrocos

Se quiserem fazer uma refeição leve e mais  barata podem comer num dos muitos cafés (crémeries) que servem sandes e sumos naturais de fruta ou comprar algo para petiscar numa  loja – as mercearias em Marrocos vendem muita coisa em pequenas doses ou à unidade, como o queijo, bolachas, sumos, iogurtes, leites, bolos, etc. Isto é bom porque só compramos o que vamos comer e não precisamos de andar com o que sobra atrás 🙂

Quanto se pode gastar numa refeição? Depende daquilo que estão dispostos a gastar e o sítio onde vão. Podem gastar desde 10 dh (1€) até 500 (cerca de 50€) dh ou mais por pessoa.

Eu geralmente procuro restaurantes  que tenham  poucos turistas e muitos marroquinos ,  normalmente  a comida é boa e os preços são médios/baixos. Às vezes  primeira impressão que se tem destes restaurantes pode não ser muito boa, porque não costumam ter muita decoração, são  simples e alguns são  sujos, mas o que eu faço é entrar no restaurante e dar uma vista de olhos para ver bem como será em termos de limpeza.  Até agora não tenho tido razões de queixa e nunca fiquei doente.

Este é um ponto importante também. Muitas pessoas adoecem em Marrocos, por alguma coisa que tenham comido. Bem, há que ter cuidado. O conselho que vos dou é não beberem àgua da torneira, sobretudo se for a vossa primeira vez em Marrocos. Para quem está habituado a água é inofensiva, mas para quem nunca bebeu água de Marrocos  geralmente fica doente.

Restaurantes em Marrocos, Onde se come em Marrocos

Se estiverem num restaurante que achem que tem um aspecto mais duvidoso, não comam as saladas e as azeitonas. Eu tenho tido sorte, porque nunca fiquei doente com algo que tenha comido em restaurantes, só fiquei doente uma vez e sei o que me fez mal – acho que às vezes as pessoas nem pensam nesse tipo de coisas, como eu, e depois de tantos cuidados e atenções nos restaurantes, inofensivamente comem umas tâmaras ou azeitonas  no mercado ou à beira da estrada…

Às quintas e sextas-feiras vêm uns velhotes das aldeias vender frutas e legumes na praça aqui do bairro, tudo é fresquinho foi apanhado de madrugada antes de virem. Um dia um dos velhotes trouxe tâmaras  que tinha apanhado nesse dia, tinham um aspecto delicioso e comprei um pouco. As minhas vizinhas fizeram chá e fui comer as tâmaras com elas.  Eu fiquei doente, eles não. Porquê? Não sei, elas têm anti-corpos contra qualquer coisa que eu não tinha, às vezes são este tipo de coisas, que fazemos sem pensar, que nos podem fazer mal. Aqui convém ter algum cuidado, mas também não é preciso exagerar, Marrocos não é propriamente o India ou o Senegal.

Agencia de Viagens em Marrocos