Supermercados e Mercearias em Marrocos

Supermercados e Mercearias em Marrocos

Como tenho dito em Marrocos há de tudo, mesmo os grandes hipermercados como nós estamos habituados, mas estes só encontramos nas grandes cidades. Em cidades mais pequenas e aldeias não se encontram supermercados assim, no entanto isto não quer dizer que não haja aquilo que procuramos.

Mercearias Marrocos

Pelo que tenho visto aqui a maior parte do comércio, em termos de alimentação, faz-se em pequenas lojas de bairro (mercearias), os hanut. Mesmo nas grandes cidades há uma mercearia em cada esquina. As mercearias marroquinas são engraçadas, porque na sua grande maioria são pequenas, algumas podemos até dizer que são minúsculas, mas parecem um saco sem fundo. Aqui encontramos um pouco de tudo, pois estão cheias do chão ao tecto. Claro que por uma questão de espaço a variedade do stock pode ser um pouco mais limitada, mas há sempre solução.

Para além destas mercearias, há lojas especializadas em vários tipos de produtos, como as leitarias (onde geralmente a encontramos uma maior variedade de queijos, patés, iogurtes, leite),as lojas de especiarias e outros produtos secos (como arroz, massas, feijão), as padarias, as lojas de azeitonas e pickles, lojas de produtos de higiene e cosmética e os talhos. O peixe costuma ser vendido na praça e às vezes no souk.

A fruta e os legumes são vendidos nos souks (mercados) semanais, na praça ou por vendedores ambulantes, que geralmente vendem pequenas quantidades de produtos cultivados na sua horta ou grandes quantidades da fruta da época a preços mais baixos.

Em algumas cidades encontramos também supermercados, com uma variedade um pouco maior que as mercearias e relativamente bem fornecidos de produtos importados. Estes supermercados fazem-me lembrar os supermercados de bairro que havia há uns anos em Portugal antes da invasão do Minipreço e Pingo Doce!

Pessoalmente não compro muito no supermercado, à excepção de alguns (poucos) produtos que não há mesmo nos outros sítios como a ração para a cadela, produtos para a máquina da loiça ou um bom chocolate 😀

O que ao princípio era um pouco estranho, porque em Portugal ia ao supermercado e de uma vez comprava tudo o que me fazia falta, acabou por se tornar num hábito/ritual engraçado, em que também se vão conhecendo as pessoas. Para além disso aqui não há congelados e convém comprar o peixe e os legumes nos dias em que chegam frescos à cidade.

Agora as compras são todas divididas o pão e os ovos caseiros (ovos beldi) compro na mini-mercearia (que mais parece um roupeiro!) da praça do meu bairro ou no forno, alguns legumes compro aos velhotes que à quinta-feira trazem coisas das hortas para vender aqui na praça. Terças e sábados são os dias de ir à praça, porque é quando chega o peixe de Safi e Agadir (sempre fresco e uma grande variedade). Os legumes frescos chegam sempre às lojas às terças e sextas, tal como a fruta, que compro sempre nos vendedores ambulantes.

Para além de tudo isto há ainda o souk de domingo – o grande mercado semanal da cidade. Os legumes aqui são sempre frescos e até encontro coisas que às vezes não há nas lojas. Para além disso nestes mercados há de tudo, mas tudo mesmo!!! Às vezes nem tenho nada para comprar e vou dar uma volta até ao souk (ver página sobre o Souk de Ouarzazate).

Se vierem até Marrocos não percam a oportunidade de visitar pelo menos um souk semanal, o de Ouarzazate é ao domingo, mas o dia de mercado muda de cidade para cidade. As pessoas, as cores, os cheiros, tudo é diferente. É uma experiência inesquecível!!!

Posted on: Março 24, 2010ritaleitao

12 thoughts on “Supermercados e Mercearias em Marrocos

  1. BOM DIA, MORO NO BRASIL E TENHO CURIOSIDADE DE SABER SE A SENHORA TRABALHA AUXILIANDO TURISTAS OU FAZ COMENTÁRIOS POR HOBBY

  2. Olá Rocha,
    apesar do meu trabalho aqui em Marrocos estar relacionado com o turismo, este meu blog é um hobby. A ideia de descrever como é a minha vida no Sul de Marrocos surgiu para responder a questões que amigos e conhecidos me iam fazendo 🙂

    Rita

  3. olá rita.
    Antes de mais gostava de te dar os parabéns pelo excelente blog, decerto que terá contribuido e continuará a contribuir para satisfazer a curiosidade de muita gente e não só dos teus amigos e conhecidos 🙂
    Relativamente ao motivo do meu comentário; sou aluno da faculdade de engenharia do Porto e estou a fazer um trabalho sobre a localização de uma eventual rede de hipermecados em marrocos. Gostaria por isso de saber se existe algum instituto de estatística de Marrocos (à semelhança do INE) em que eu possa consultar dados estatísticos (população, rendimentos…)acerca das diferentes cidades do país.
    Agradeço desde já qualquer informação que me possas dar.
    José

  4. Ola rita tudo bem? Tenho um trabalho para fazer sobre a implementação de hipermercados em Marrocos. Espero poder tirar alguma informação e ajuda do teu site
    Cumprimentos

  5. Olá José,

    sim em Marrocos existe um instituto de estatística que se chama Haut Commissariat au plan du Maroc. Deixo-te aqui um link para o site. http://www.hcp.ma/
    Boa sorte no trabalho e espero que encontres as informações que procuras e que o professor te dê uma boa nota!!!! Beijos,
    Rita

  6. Senhora,
    Sou do Brasil, achei o blog acoisa mais renovadora que tem na internet, pois tens sempre respostas que ajudam quem anda loge ou precisa de uma informação..
    Como já fossemos velhos amigos mesmo sendo deste instante, passa uma honestidade muito grande e carinho.
    Tenho uma necessidade pode ser pequena ai no entanto a dias procuro uma pessoa que possa me guiar até finalizar o que busco.
    Semente ARGAN são poucas apenas para ter esta variedade.
    Em troca se for o caso lhe mando sementes de PAXIUBA palmeira super exotica do Brasil.
    Eu coleciono plantas e fotogragia as fotos já tenho bastante dar menos trabalho.
    .
    É uma pena que não possa lhe mandar a foto da mesma.Seu sistema não permite colar, me responda no meu endereço que terei todo prazer de enviar.
    Obrigado
    MMonteiro

    Parabens e agradeço sua gentileza.

  7. Rede de hipermercados em Marrocos? Não estraguem, por favor.

    Rita, soube á pouco tempo que a minha bisavó paterna era marroquina. Pouco sei acerca da minha família e esta informação deixou-me com uma vontade enorme de ir a Marrocos e tentar obter mais informações. A minha pergunta é se é possível alugar um espaço para ficar que não seja com preços para turistas. Tentei pesquisar na net mas não consegui nada.
    Desde já o meu obrigada.

  8. COMO VAI RITA, TUDO BEM?T EU GOSTEI MUITO DA SUA PÁGINA,BACANA MESMO. MARROCOS É UM LUAGR TÃO EXÓTICO, LUGARES LINDOS E AO MESMO UM CONTRASTE RÚSTICOS. AS PESSOAS VIVEM DE UMA FORMA SIMPLES,É CLARO, VARIAM DE REGIÃO. EU, NÃO CONHEÇO,VEJO NAS REPORTAGENS ESPECIAIS NA GLOBO OU REVISTAS. O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO SOBRE MARROCOS E ACHO QUE MUITAS PESSOAS, FOI O MILAGROSO OLEO DE ARGAN. BOM, PARABÉNS PELO BLOG E ESPERO CONVERSAR MAIS COM VC. UM ABRAÇO.

Deixe uma resposta