Estrada Tânger até Erfoud, Fronteira até ao Deserto do Saara Marrocos

Estrada Tânger até Erfoud, Fronteira até ao Deserto do Saara Marrocos

Fazer a estrada desde Tânger até Erfoud significa atravessar quase o país inteiro desde a fronteira com Espanha até ao Deserto do Saara. Há muitas pessoas que decidem Passar a fronteira em Tânger vindas de Espanha. Esta é a porta de Marrocos para aqueles que entram no país de carro.

Até há quem acabe por ficar apenas no norte de Marrocos, mas grande parte dos turistas prefere viajar para o sul. Existe uma auto-estrada Tânger Marrakech que poupa muito tempo de viagem.

Mas, se quiser seguir até ao Marrocos profundo, mesmo até ao deserto, vai ter que guiar/dirigir desde a fronteira por estradas um pouco mais lentas… e com paisagens muito mais bonitas. O percurso desde a fronteira de Tânger até ao Deserto do Saara de Marrocos, nas Dunas de Erg Chebbi, pode passar por vários lugares fascinantes. Ou seja, o seu objectivo de conduzir em Marrocos passa a ser a própria viagem, o caminho, e não só o destino final.

Estrada Tânger Dunas Erg Chebbii
Estrada no sul de Marrocos, perto de Errachidia

A distância Tânger Erfoud é de cerca de 700km. Mas, é claro, depende dos desvios que fizer no seu percurso. Há várias alternativas de roteiro. Tudo depende das suas preferências. Deixo-lhe aqui algumas hipóteses.

Basicamente dá a chamada Grande Volta Marroquina. É uma viagem muito diversificada e bonita. Não lhe indico o tempo de que vai precisar porque isso vai depender de quantos dias ficar em cada lugar.

  • Tânger
  • Tétouan
  • Chefchaouen
  • Volubilis
  • (Meknes)
  • Fez
  • Azrou (Floresta de Cedros na região do Médio Atlas com macacos e o cedro de Goudart)
  • Midelt
  • Vale do Ziz
  • Errachidia
  • Erfoud
  • Dunas de Erg Chebbi

Se tiver pouco tempo e quiser seguir em direção a Tânger, no norte de Marrocos, de regresso a Portugal, pode percorrer as mesmas estradas que o levaram a sul. Mas, se quiser conduzir por outras estradas e fazer a volta marroquina completa, volte por outro caminho. Não se vai arrepender de conhecer o “outro Marrocos.

Mapa Viagem Tanger Erfoud
Mapa da Viagem Portugal-Tânger-Erfoud-Marrakech-Portugal

O seu percurso de regresso a Tânger pode seguir este itinerário. Tenha consciência que não vai poder ver tudo no caminho. Marrocos é um país muito grande. Precisaria de algumas semanas ou meses para ver tudo com mais pormenor.

  • Dunas de Erg Chebbi
  • Erfoud
  • Gorges du Todra
  • Gorges du Dades
  • Ouarzazate
  • Ait Benhaddou
  • Marrakech
  • Essaouira
  • Asilah
  • Rabat

A forma como divide a viagem em Marrocos depende de si. Até pode fazer o percurso que sugiro aqui mas no sentido inverso. Seja como for, entre em Marrocos em Tânger e siga para sul. Boa viagem.

Posted on: Março 24, 2010ritaleitao

9 thoughts on “Estrada Tânger até Erfoud, Fronteira até ao Deserto do Saara Marrocos

  1. Olá gostava de fazer uma viagem para marrocos mas surgem-me imensas duvidas, primeiro nao sei se é preferivel levar carro, se é seguro á noite o carro ficar parado nos albergues ou hoteis, ou se é preferivel voar. Ao voar nao tenho noçao se há facilidade de transportes de uma cidade para a outra, se os transportes sao rapidos e se é possivel quer de carro quer de transportes fazer a viagem de tanger até marrakech, passando por asilah,casablanca e el jadida, numa semna. Sabe os tempos que se leva entre cada cidade de carro?? Em relação à estadias, é facil ir sem marcações e depois arranjar sitio à ultima da hora?..bem muitas perguntas. Desculpa e obrigada mas o seu site esta a ser uma boa ajuda!!:)
    Cump.
    Filipa

  2. Olá Filipa,
    sim é seguro trazer o carro para Marrocos. Aqui as estradas são boas e quanto a estacionamento também não há problemas, pois há sempre um guardien por perto, que guarda os carros a troco de alguns dirhams ou parque de estacionamento pago. Geralmente os albergues e hotéis têm estacionamento privado com guarda, por isso é muito raro haver problemas de roubos ou estragos nos carros.
    A rede de transportes em Marrocos é muito boa e chega a todo o lado, até Marraquexe pode optar por viajar de autocarro ou comboio. Outra opção para quem vem de avião é alugar cá um carro, o que também se faz com facilidade.
    Não tem necessariamente que vir com os hotéis marcados, mas convém que tenha uma ideia dos hotéis que existem na zona em que quer ficar, mas não sendo época alta é fácil encontrar um local para dormir em qualquer uma das cidades que mencionou.
    Boa viagem. Beijos, Rita

  3. Boa Noite,

    Queriamos pedir algumas informações, principalmente em relação às expedições ao Deserto. Eu e uma amiga estamos a pensar viajar em Agosto até Marrocos, conhecer Marrakech e todas as outras cidades e como~não podia faltar e queriamos mesmo era ir ao deserto. Procuramos essa informação em algumas agências, mas como só queremos essa informação é lhes mais complicadao. Será melhor comprar a expedição já cá, ou comprar já aí, onde se vende e qunto custa e já agora quantos dias são mais o menos. ´Ficamos aguardar resposta.
    Obrigada

    Ana

  4. Boa tarde,
    Ando com alguma vontade de ir até Marrakech e há já algum tempo… e conheci hoje mesmo o seu website. Tenho umas simples perguntas, penso eu, que são basciamente as mesmas do post anterior. Como fazer para ir até ao deserto do Saara, estando em Marrakech? É necessário comprar alguma expedição ou dá para alugar um jipe e arranjar um guia? Onde comprar? É necessário comprar com antecedência ou dá para arranjar na hora?
    Agradeço desde já a sua disponibilidade para tantas dúvidas!

  5. Olá, bom dia!

    Gostaria de saber se é possível ir de Tanger até o Deserto do Saara, caso seja possível, como faço? Estou indo para o Marrocos dia 16/07 ficarei 9 dias lá..

    Obrigada!

Deixe uma resposta