Viajar em Marrocos de Carro, Conduzir em Marrocos

Viajar em Marrocos de carro é, para muitas pessoas, um grande mistério… Muitas perguntam-me como são as estradas em Marrocos, se podem trazer os carros para Marrocos ou se é preciso um jipe para passear aqui… Bem, se quiserem conduzir em Marrocos fora de estrada, na areia por exemplo, é claro que convém vir de jipe. Mas se quiserem apenas conduzir em estrada, não se preocupem porque, no geral, todas as estradas em Marrocos são boas. Quem preferir não trazer carro mas, ainda assim, quiser ter mais autonomia e conforto na viagem, pode também alugar um carro ou um jipe em Marrocos.

Viajar em Marrocos de Carro, Conduzir em Marrocos

Às vezes, meto-me à aventura por caminhos remotos e estradinhas de montanha para visitar aldeias perdidas e fico espantada com as estradas que vou encontrando, porque mesmo as estradas de terra estão em condições. É claro que a maioria dos caminhos não são super auto-estradas como a auto-estrada Tânger Marrakech, mas são estradas estreitas de alcatrão bem transitáveis. Em alguns lugares há o senão das chuvas. Por vezes, depois da altura das grandes chuvadas, algumas estradas ficam bastante danificadas. Mas todos os anos costumam ser reparadas.

Viajar em Marrocos de Carro, Conduzir em Marrocos

No Norte há auto-estrada e as estradas nacionais, pelo menos as que eu conheço, são boas. Mais para Sul muda um pouco e apesar das estradas serem um pouco mais estreitas, geralmente têm o pavimento em boas condições.

Quando conduzir em Marrocos há algumas coisas que tem que ter atenção, porque às vezes os marroquinos fazem coisas na estrada que não lembram a ninguém. Nas grandes cidades, o trânsito é um pouco confuso, caótico até, pois já não bastava todos os carros que ali circulam, como é preciso adicionar todas as motas, bicicletas e até pessoas que se passeiam no meio da rua!

Ouço muita gente a comentar que os marroquinos são um perigo que é difícil viajar em Marrocos de carro. As pessoas dizem isto porque eles circulam no meio da estrada. Isto é verdade! Mas tem uma razão de ser e quando não há trânsito e boa visibilidade eu também faço o mesmo porque nas bermas costuma haver pessoas sentadas à espera de transportes, crianças, bicicletas, motas e animais quer de dia, quer de noite.

Viajar em Marrocos de Carro, Conduzir em Marrocos

Em Marrocos há um grande controle policial, por isso convém ter muita atenção aos limites de velocidade e respeitá-los. Às vezes vê-se bem onde estão os polícias, mas também é comum estarem escondidos atrás de casas ou arbustos (isto é muito frequente na auto-estrada). A multa por excesso de velocidade são 400 Dirhams (cerca de 40€) e é paga na hora. Se não houver uma placa que indique o contrário, os limites de velocidade são: nas localidades 60 kms/h; na estrada 100 kms/h; e na auto-estrada 120 kms/h.

Em termos de segurança à noite, também podem ficar descansados porque a grande maioria dos hotéis e albergues tem parques privados. Caso contrário, podem deixar o carro num parque com guarda. Em Marraquexe, por exemplo, há vários perto da medina.

Agencia de Viagens em Marrocos