HOTEL MOROCCO

Dar Rita • Hotel em Ouarzazate

Dar Rita • Hotel em Ouarzazate

Bem-vindos ao Dar Rita.

O Dar Rita é um projecto começado em Agosto de 2010 pelos irmãos Rita Leitão e João Leitão. O Dar Rita é um hotel decorado tradicionalmente ao estilo marroquino.

O João e a Rita Leitão convidam a visitar Ouarzazate de braços abertos, num hotel onde você se vai sentir em casa. Tire os sapatos e explore!

Este hotel de 7 quartos e 1 apartamento com 2 quartos e está localizado no antigo bairro de Tassoumaat em Ouarzazate, vai leva-lo a descobrir a vida tradicional do sul de Marrocos.

Dar Rita é um projecto iniciado pela Rita Leitão e Joao Leitão em Agosto de 2010. A ideia deles foi de oferecer um produto ainda inexistente em Ouarzazate naquela altura. Abrir um hotel estilo Riad de Marraquexe.

Rita Leitão e João Leitão - os proprietários do Dar Rita
Rita Leitão e João Leitão – os proprietários do Dar Rita

O bairro de Tassoumaat, onde o Dar Rita está situado, é uma mistura das ruas da Medina de Marraquexe com as casas de adobe típicas da região de Ouarzazate.

A cidade de Ouarzazate é um fantástica mistura de culturas e arquitectura exótica.

Seja bem-vindo e sinta-se em casa – em Marrocos.

Quem são a Rita e o João Leitão

Dois irmãos portugueses que foram viver para Marrocos…

É isso mesmo, por estranho que pareça nós decidimos ir viver para Marrocos.

Mudar um pouco o ambiente, viver novas experiências e criar a oportunidade de viver num outro país.

Quer saber mais acerca de nós visite a página de explicação da Rita e do João.

Ambiente Eco-Hotel

Eco hotel in Ouarzazate Morocco
Eco Hotel

O Dar Rita preocupa-se com o ambiente.

Apesar de existirem muitas barreiras para ser ecológico em Marrocos, o Dar Rita faz um esforço para reduzir o impacto ecológico e usa fontes de energias alternativas para dar vida a este hotel em Ouarzazate.

Estamos contentes por estes nossos pequenos esforços e estamos sempre muito envolvidos com a comunidade local para mudar a mentalidade das pessoas e os problemas do lixo na área.

Paineis solares:O Dar Rita aconselha a ter em consideração a água, o bem mais importante da Terra, e não a desperdiçar.

Apesar de o Dar Rita’s aquecer toda a água com os painéis solares da Solahart, aconselhamos a ter uma atitude sábia e não ficar no duche durante muito tempo só porque é proveniente de uma fonte ecológica.

Bonito girasol na margem do rio em Tassoumaat
Bonito girasol na margem do rio em Tassoumaat

Ser ecológico e económico não significa que por ser uma fonte de energia gratuita, a água não é!

Com os painéis solares, a água quente pode ser aquecida pela energia do sol, reduzindo assim entre 50-90% do consumo de energia, reduzindo as emissões de gás para a atmosfera em 3-3.5 toneladas todos os anos, o que equivale a tirar da estrada um carro de 4 cilindros.

Com a água quente aquecida pelo sol, O Dar Rita reduz o impacto na mundança climatéricas e dar um passo positivo para as futuras gerações.

Ovelhas no rio perto de Tassoumaat Ouarzazat
Ovelhas no rio perto de Tassoumaat Ouarzazat

Composto orgânico:O Dar Rita tem a rotina diária de reciclar todos os compostos orgânicos da cozinha.

Todos os dias, o Dar Rita recicla o lixo orgânico da cozinha usando os meios locais tradicionais contribuindo assim para alimentar as ovelhas e cabras do bairro.

Reciclagem de papel:O Dar Rita preocupa-se com a reciclagem de papel.

Apesar da reciclagem de papel não existir no sul de Marrocos, o Dar Rita compromete-se com salvar as árvores e com o não uso de madeira para acender os fornos locais onde as mulheres do bairro fazem o pão todas as manhãs.

Forno tradicional para fazer pão no bairro de Tassoumaat
Forno tradicional para fazer pão no bairro de Tassoumaat

O papel é totalmente reciclado nestes fornos locais para fazer pão e alimentar as pessoas, e que doutra maneira não teria uso e seria lixo.

Limpeza de lixo e recolha:O Dar Rita está empenhado em seguir as actividades locais onde as mulheres e crianças vão limpar o bairro mensalmente e contribuir para a mundança de mentalidade mostrando que o lixo não é bom para a saúde nem para o ambiente.

Margem do rio em Tassoumaat
Margem do rio em Tassoumaat

Apesar de já existir em Ouarzazate a recolha de lixo na cidade, muitas pessoas continuam a deitar o lixo no rio.

O Dar Rita desenvolve actividades para que isto desapareça.

Desenvolvimento humano local:O Dar Rita planeia criar uma associação de crianças e mulheres para lhe melhorar as condições de vida.

Nós convidamos as pessoas para nos enviar medicamentos, roupas, material de escola para serem distribuídas inteligentemente pelas pessoas mais pobres.

Crianças em Tassoumaat
Crianças em Tassoumaat

Sim, a pobreza é um facto no bairro de Tassoumaat e por isso a sua ajuda é preciosa.

Se viajar de carro ou jipe 4X4 por favor traga-nos bens para serem distribuídos na zona.

Se desejar contribuir também pode fazer doações monetárias, por favor contacte-nos para mais detalhes sobre este assunto.