Erg Chebbi, Dunas no deserto do Saara junto à fronteira argelina

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara em Marrocos

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara em Marrocos

Acho que toda a gente já viu fotografias ou vídeos das Dunas de Erg Chebbi em Marrocos. Mesmo que não soubesse que é esse o nome desse enorme mar de areia. Durante muitos anos, o rally Paris Dakar passou por estas dunas praticamente todos os anos. Só nos apercebemos do verdadeiro tamanho das dunas quando lá chegamos e tentamos trepar uma.

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara em Marrocos

A exposição mediática e a (relativa) proximidade das Dunas de Erg Chebbi a Portugal acabaram por fazer delas um lugar muito turístico para nós e para muitos outros turistas. Apesar disso, não perderam nem um pouco do seu encanto e misticismo. Eu já lá estive dezenas de vezes e quero sempre voltar e voltar.

Mas vamos lá saber um pouco mais sobre as Dunas de Erg Chebbi. Para começar, um erg é um conjunto de dunas. Diz a lenda que estas foram criadas por Alá como castigo para os locais da povoação próxima, Merzouga, por terem recusado dar abrigo a uma mulher e ao seu filho durante um festival local. Veio uma tempestade e enterrou o local onde então estava Merzouga.

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara em Marrocos

Para chegar às Dunas de Erg Chebbi, também chamadas de Dunas de Merzouga, passa-se por uma zona com pequenas pedras negras espalhadas pelo chão duro. O caminho é extremamente plana, o que dá a sensação que as dunas são ainda maiores. E olhem que chegam a ter 250m de altura!

A leste destas que são as maiores dunas de Marrocos está a Argélia. A sudoeste, estão as povoações de Merzouga e Hassalabied. A noroeste encontramos Erfoud. As dunas têm 5km de largura e 22 de comprimento!!

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara em Marrocos

O turismo perto das dunas desenvolveu-se bastante nos últimos anos. Em quantidade e qualidade. Basicamente, há imensos albergues muito bonitos ao longo das dunas. A partir deles pode-se passear livremente a pé na areia e admirar este lugar tão cheio de misticismo. A tranquilidade das Dunas de Erg Chebbi, especialmente a certas horas do dia, sempre me impressionou.

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara em Marrocos

Como já disse, os hotéis têm alojamento de qualidade com decoração típica desta zona de Marrocos. Mas, normalmente, também oferecem aos hóspedes a hipótese de dormirem mesmo nas dunas em tendas tradicionais ou mais luxuosas, consoante o preço que estejam dispostos a pagar. Já imaginaram dormir numas dunas do Deserto do Saara só com estrelas por cima de vocês? E o melhor é que, em muitos casos, para se chegar às tendas ainda se faz um passeio de dromedário ao fim da tarde. Acreditem, o pôr do sol no deserto é inesquecível.

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara em Marrocos

Quem quiser também pode fazer passeios de jipe pelas dunas e pela região. Aconselho também este tipo de passeios para se ficar com uma noção muito mais completa de como vivem as pessoas nesta parte de Marrocos.

Muitos dos roteiros em Marrocos que tenho disponíveis vão às Dunas de Erg Chebbi. Simplesmente porque acho que são das coisas mais lindas deste país. Não fiquem só nas cidades imperiais. Vão também ao deserto.

Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

Os comentários deste blog de viagens são via facebook.