Arquivado em: Dia-a-dia

As Mulheres Marroquinas

Quem vem a Marrocos a pensar que as mulheres aqui usam Burka ou que se vestem todas como bailarinas da dança do ventre vai ter uma surpresa. Não é nada assim.

Nem 8 nem 80!!! Mas como Marrocos é um país de contrastes, aqui também não foge à regra. Tanto podemos encontrar mulheres vestidas como as europeias, como com djelaba, com lenço, sem lenço, com a cara tapada, etc… Não se pode generalizar. Mas Marrocos é um país muçulmano e como é óbvio há um certo cuidado com aquilo que vestem, por exemplo com uma mini-saia usam leggings ou colants, com um vestido ou camisola mais decotados vestem um top por baixo.

A maneira de vestir também difere muito segundo a idade, família, classe social e região onde vivem.
O factor região também influencia muito a maneira como as mulheres aqui se vestem, muitas delas vestem-se com as roupas típicas do sítio onde vivem.

Uma coisa que tenho encontrado por onde passei e que todas as mulheres parecem ter em comum é o trabalho: todas trabalham muito!

Eu sou a Rita, vivo na cidade de Ouarzazate no sul de Marrocos. O meu trabalho aqui é inteiramente ligado ao turismo. Organizo viagens em Marrocos para você viajar neste país, tranquilamente e visitando os melhores destinos. Os meus roteiros favoritos são a Viagem às Cidades Imperiais Marroquinas, a Descoberta do Deserto e Rota dos Mil Casbahs. Deixe-me organizar a sua viagem contando com o meu profissionalismo e experiência no local.

Deixe aqui o seu comentário


68 Comentários

  1. carmen
    February 10, 2012

    ola sj e joao leitao, eu vivo em marrocos , e a minha familia por parte de meu marido é marroquina, e todas as suas irmas, primas,tias, ate mesmo a minha sogra, todas escolheram os maridos, é logico que todos os casamentos tem k ter a aprovaçao do pai. E posso mesmo confirmar que no islam ninguem obriga uma moça a casar com quem nao quer, o que nao quer dizer que nao existam casos em que as moças sejam obrigadas, mas isso foge a regra do islam, serao pessoas ignorantes relativamente a religiao, ou que terao seus interesses ou motivos nesses casamentos. Eu posso falo de fonte segura, pois o meu sogro é um Sheik bastante conhecido por todo o pais, e com ele tiro muitas duvidas. Seguramente que ambos conheceram casos distintos, mas nao podemos fazer desse conhecimento uma regra, existe um pouco de tudo, mas no que concerne o Islam, a rapariga é livre de escolher o marido e tem mais, a ela lhe é dado o direito de negar qualquer noivo, porque o que costuma acontecer é que algum moço interessado fale com o pai da rapariga e ai ela se lhe agrada aceita senao nega , livremente e as vezes que ela bem entender, ate encontrar que lhe agrade. Espero ter sido util com esta informaçao, Bem haja

  2. ritaleitao
    February 11, 2012

    Olá Carmen,

    obrigada pelo seu comentário. É sempre bom termos acesso a diferentes pontos de vista. Em Marrocos as coisas passam-se de maneira muito diferente nas cidades grandes, nas pequenas e mesmo nas aldeias. Aqui em Ouarzazate tambem não conheço ninguem que tenha sido obrigado a casar e conheço até várias raparigas que já tiveram propostas e não querem casar. Umas porque querem estudar, outras porque não querem casar ou outras porque não gostam do noivo. Mas infelizmente também tenho visto que nos meios mais pequenos a realidade é diferente.

    bjs,

    Rita

  3. H@SN@
    May 1, 2012

    ola ritaleito,
    sou marroquina vivo em portugal com meu pais ,sou exactamente de Ouarzazate e fui eu que escolhei o meu namorado ,e a minha família aceitou isso sem problemas e vou casar com ele incha alahe .:)
    por isso ninguem obrigou a escolher ,fui eu que gostei e ele gosto de mi .

    bjs

  4. maria cristina
    July 20, 2012

    Olá Rita,
    Gostei muito do seu blog. Gostaria que se possível você me escrevesse por e-mail sobre a mulher estrangeira que casa com um marroquino. Como a mulher estrangeira é tratada dentro do Islã no Marrocos. Conheci um homem marroquino via internet, estamos mantento contatos e ele quer casar comigo, porém tenho dúvidas de como vou ser recebida lá, se a mulher é mantida como prisioneira ou se é respeitada. Sou brasileira, com o comportamento completamente ocidental. Se você puder responda-me via e-mail e se possível não publique meu e-mail, preciso manter-me discreta por conta de minha profissão, sou professora.
    Muito obrigada, fico no aguardo da sua resposta.
    Saúde, paz, sabedoria e sucesso é o que lhe desejo.
    Um fraternal abraço
    Maria Cristina

  5. Maria
    August 16, 2012

    Olá Rita!Tenho seguido o seu blog,parabéns pela sua disponibilidade para informar as outras pessoas.Sou portuguesa, tenho em Portugal um negócio que gostaria também de começar em Marrocos. Se puder dar.me alguma informação para o meu email,agradecia.-lhe imenso.Tem a ver connosco,mulheres,daí eu pensar que a Rita terá alguma idéia e poderá dar-me uma ajuda.
    Obrigada

  6. relacionamento amoroso gratis
    September 17, 2012

    Eu tropecei em seu sіte poг аcidеnte enquanto ρгocuravа Yahοo e eu eѕtou feliz quе eu.
    O enviо da mеnsagem é um pοuco difегentе е еu gostavа de leг.
    Eu, pοr sua ѵеz fazer um comentário sobгe
    isѕо nο meu blοg e apontaг meus visitantes ѕеu camіnho.
    Obrigаdo.

  7. Marise Ferreira
    October 5, 2012

    Oi, gostaria de conhecer a cultura marroquina para realizar um evento na escola: feira de cultura.

  8. Salin Mohamad
    October 12, 2012

    o marroco é um pais muito facinante principalmente as mulheres são muito lindas

  9. Damilksa Hiroishi
    December 2, 2012

    Eu amo a cultura marroquina principalmente a musica…

  10. Marcio Ricardo Rodrigues
    December 20, 2012

    quero conhecer uma mulher marroquina

  11. Hilal Aouidat Lamdasni
    January 15, 2013

    so marroquino, quero conhecer uma mulher marroquina

  12. Pamela Yasmin Viera
    January 21, 2013

    Estou conhecendo um homem marroquino.

  13. Hilal Aouidat Lamdasni
    January 22, 2013

    ola pamela,todo bem?

  14. Pamela Yasmin Viera
    January 25, 2013

    Oii tudo ótimo

  15. Kerolayni Andrade
    February 2, 2013

    eu acho muito bonita a cultura marroquina.pretendo futuramente ir a marrocos

  16. Meiri Araujo
    February 26, 2013

    Oi, necessito saber sobre a cultura marroquina.

  17. Barbara Jane
    March 9, 2014

    OI RITA SOU BRASILEIRA NASCIDA NA BAHIA .RITA GOSTARIA DE SABER SE A MULHER MARROQUINA TEM QUE DANÇA A DANÇA DO VENTRE NA HORA DA RELAÇÃO.

  18. Geninho Vale
    March 24, 2014

    Rita, tenho uma ilha 21 anos que está morando na espanha e quer conhecer Marrocos. Ela pediu minha opinião, mas confesso que fico preocupado com o tratamento que dão as mulheres em países muçulmanos. Procede minha preocupação???