Dinheiro, Bancos e Caixas Multibanco em Marrocos

Dinheiro, Bancos e Caixas Multibanco em Marrocos
Dinheiro, Bancos e Caixas Multibanco em Marrocos

O dinheiro em Marrocos é o Dirham. Um Euro corresponde a 10.84 Dirhams e 1 Dirham são cerca de 0.092 Euros (08.08.2016). Em Marrocos existem notas de 200 Dirhams, 100 Dirhams, 50 Dirhams e 20 Dirhams. As moedas são de 10 Dirhams, 5 Dirhams, 2 Dirhams, 1 Dirham, 0.50 Dirhams, 0.20 Dirhams e 0.10 Dirhams.

No dia-a-dia, fazer a conversão exacta de Dirhams em Euros, ou vice-versa, torna-se um bocado complicado, então a solução que arranjei foi arredondar esta conta e converter 1 Euro em 10 dirhams e 1 Dirham em 0.10 euros. Apesar de já cá morar há dois anos, não consigo evitar pensar sempre nos preços em Euros quando tenho que fazer compras em Marrocos. Mesmo sendo esta conversão uma parte importante da minha vida diária a vender os meus tours organizados em Marrocos.

Fazer as contas ao dinheiro assim por alto facilita muito a vida. Como é óbvio, em quantias maiores, faço as contas certas. Mas agora imaginem estar no souk a comprar batatas ou a negociar o preço para comprar um tapete marroquino e fazer as contas. Por exemplo, para uma fatia de bolo que custa 2 Dirhams, eu penso que me custou 0.20 euro e não 0.17 euro. Ou umas sandálias que custam 40 Dirhams, passam a 4 euros e não 3.40 euros. Ou até mesmo um tapete de 900 Dirhams, quando estou com o vendedor na loja a discutir preços, penso em 90 euros e não em 77 euros. Eu sei que em quantias maiores a diferença de valores pode começar a ser considerável, mas para mim isso são contas a fazer mais tarde.

Tal como nós vamos fazendo a conversão em Euros, os marroquinos também fazem as suas contas e se conseguir prestar atenção vai-se aperceber que entre eles falam em Riais. O Rial era a moeda de Marrocos antes da introdução do Franco em 1921. Este, em 1960, foi substituído pelo Dirham.

Não se preocupe que todos os preços estão marcados em Dirhams e, normalmente, para os turistas, os marroquinos falam sempre em Dirhams. No entanto, entre eles é bastante corrente falarem em Riais, sobretudo pessoas mais velhas ou do campo, para as compras diárias. Então, não se admire se for para algum sítio menos turístico de Marrocos, como os souks de legumes ou pequenas aldeias, e lhe disserem o preço das coisas em Riais. Geralmente há sempre alguém por perto que lhe diz o preço em Dirhams. Se tal não acontecer, é fácil: 1 Dirham são 20 Riais. Por exemplo: 40 Riais são 2 Dirhams ou 1000 Riais são 50 Dirhams.

Fazer câmbios em Marrocos é fácil. Durante a semana pode fazê-lo ao balcão de qualquer banco. Há também casas de câmbio e as máquinas automáticas. Estas máquinas são parecidas com os multibancos mas um pouco maiores e penso que só há nas dependências centrais de cada cidade do banco Banque Populaire.

Em termos de multibancos, é fácil levantar dinheiro, nas cidades de Marrocos há sempre vários bancos com caixas em funcionamento, mas o mesmo já não acontece nas pequenas cidades e sítios remotos. Aqui, os cartões mais utilizados são o Visa e o Mastercard. Se utilizar American Express previna-se, porque em Marrocos não é aceite em lado nenhum.

Em termos de pagamentos com cartão, como estamos habituados em Portugal, as coisas são um pouco diferentes. É claro que, grandes cidades de Marrocos, pode pagar com o cartão nas grandes lojas, supermercados, hotéis e empresas de rent-a-car. Mas na maioria dos negócios mais pequenos, esta opção ou não existe ou significa que lhe vão cobrar mais 20% de taxas do banco. Aqui em Marrocos, a melhor solução mesmo é pagar tudo em dinheiro.

Agencia de Viagens em Marrocos