Tetuão (Tétouan), Cidade antiga Património Mundial da Humanidade

Tétouan, Cidade UNESCO no Norte de Marrocos

Tétouan, Cidade UNESCO no Norte de Marrocos


Tétouan – Marrocos

A apenas 60 kms de Tanger e a 40 kms de Ceuta encontra-se Tétouan. Para além de ser fácil lá chegar a estrada é muito boa e ao longe já se avista a antiga medina branca de Tetouan na encosta das montanhas.

Situada entre as montanhas e o mar, a medina (cidade antiga) de Tétouan é Património da Unesco desde 1997, pois é considerada uma das mais completas e intocadas medinas de Marrocos. Dediquei umas horas da minha manhã a descobrir a ruelas desta Medina de casas brancas e baixas, que apesar de não ser muito grande está cheia de vida.

Para além das típicas lojas e bazares de recordações, que nem vi muitos, é fácil encontrar as oficinas dos artesãos, que geralmente estão agrupadas em áreas específicas, por exemplo a zona dos curtumes, a rua dos carpinteiros, a rua dos joalheiros. As oficinas não passam de mini lojinhas e muitos dos artesãos trabalham na rua. Para além disso as pequenas ruelas também estão repletas de vendedores ambulantes de peixe, frutas, bolos e doces, o que por vezes torna a passagem em certas ruas bastante difícil.

Medina de Tetuão em Marrocos

Medina de Tetuão em Marrocos

Por acaso descobri os curtumes (local onde são tratadas e pintadas as peles, antes de serem trabalhadas) da Medina. Quando espreitei um senhor convidou-nos a entrar e ver o processo de tratamento das peles. O cheiro dos curtumes em Marrocos é famoso, porque cheira mesmo muito mal, mas ao fim de um ou dois minutos, habituamo-nos ao cheiro e já se suporta melhor.

Uma coisa que me chamou a atenção nas ruas da medina de Tétouan foi o sem número de barbearias que encontrei. Apesar de em Portugal já haver poucas, em Marrocos as barbearias parecem continuar a ser um negócio popular, mas nunca tinha visto tantas seguidas como nas ruas de Tétouan.

Tetouan cidade UNESCO Património Mundial da Humanidade

Tetouan cidade UNESCO Património Mundial da Humanidade

O tempo que tinha para visitar Tétouan estava a esgotar-se e da parte mais recente da cidade foi muito pouco o que visitei. No entanto gostei de ver à saída da medina algumas imponentes casas dos antigos aristocratas espanhóis que aqui viviam e que contrastam com a arquitectura das pequenas casas típicas da medina. Gostei também dos jardins muito limpos e bem tratados ao longo das avenidas. Ainda passeei um pouco no Bairro El Ensanche – bairro construído durante o protectorado espanhol, enquanto procurava um restaurante em Tétouan para almoçar.

Ainda consegui ir espreitar o Palácio Real situado numa das saídas da Medina e passar pela Igreja da Nossa Senhora de las Victorias, que é a Igreja espanhola de Tétouan, que infelizmente não visitei por estar fechada.

10 Comments

  1. João Leitão

    Página muito boa acerca de uma cidade que não conheço muito bem mas que fiquei a conhecer mais um pouco com este artigo. continua!

  2. marcia

    eu mais uma vez. adorei sua materia sobreTétouan, vindo de bus ou trem de marrakech, como chego em tetouan?
    devo ir lá antes ou depois de chefchauem? este será o final da minha viagem, sendo assim depois dessas 2 cidades, devo ir a tanger pegar a barca para algeciras ou tarifa.
    conto com sua orientaçao.

  3. Andreia

    Olá Rita 🙂
    dia 3 de Julho vou passar uma semana a Marrocos, Saidia. Pelos teus destinos, vi que nunca lá foste! Mas gostava que me dissesses que coisas levar para lá e isso…
    Muito obrigada!

  4. ritaleitao (Post author)

    Olá Andreia,

    o que levar para Saidia? O que se leva para umas tipicas férias na praia, no entanto para andar a passear na cidade o melhor é levar uns tops enos decotados e saia ou calções que não sejam acima do joelho. É tudo. Boa viagem. Beijos,

    Rita

  5. Cler Miura

    muito esclarecedor e interessante seu relato de viagem. Acho que não terei coragem de visitar Rosanne Marrocos

  6. Paula Santos

    olá Rita.
    Adorei sua página e espero visitá-la talvez no proximo ano!Já conheço algumas cidades e locais de Marrocos, mas ainda falta conhecer o Sul. Adorei a experiência, e quero repetir!fomos muito bem recebidos, é um povo muito acolhedor.Parabens pela sua página

  7. Catia Alves Oliveira

    amei a pagina

  8. Sulaine Caroline

    oi eu gostaria de visitar marrocos

  9. Sulaine Caroline

    oi eu gostaria de visitar marrocos

  10. Roselaine Rodrigues

    Oi quero ir a marroco cidade de tetuan

Leave a Comment