Como é Viver em Marrocos, Exemplo de um Dia em Marrocos

Como é Viver em Marrocos, Exemplo de um Dia em Marrocos

Como é Viver em Marrocos, Exemplo de um Dia em Marrocos
Como é Viver em Marrocos, Exemplo de um Dia em Marrocos
v
Viver em Marrocosac

O dia-a-dia de quem vive em Marrocos, seja marroquino ou estrangeiro, não é muito diferente de grande parte dos países do mundo. Mas não é igual em todas as povoações de Marrocos.

Como é Viver em Marrocos, Exemplo de um Dia em Marrocos

Nas grandes cidades, é normal que mais mulheres trabalhem fora de casa, por exemplo. Já nos meios mais pequenos e tradicionais, muitas mulheres trabalham unicamente em casa.

Nas terras mais pequenas, a manhã está reservada para fazer compras nos mercados e preparar as refeições do dia. As crianças com mais de 6 anos vão à escola, claro. Também é bastante comum que estas mulheres conversem com as vizinhas e apareçam nas casas umas das outras, mesmo até para ajudar.

Em Marrocos, nas horas de pausa do trabalho, seja em que cidade ou aldeia for, é extremamente comum que os homens saiam à rua e se sentem nos cafés e praças a fumar ou a beber um chá de menta ou outra bebida qualquer (não alcoólica). Mais uma vez, isto não acontece com as mulheres.

Posted on: Março 24, 2010ritaleitao

50 thoughts on “Como é Viver em Marrocos, Exemplo de um Dia em Marrocos

  1. Olá Rita,
    Parabéns pelo teu blog, é um verdadeiro serviço de utilidade pública! Obrigada.
    Estou actualmente desempregada e ofereceram-me uma oportunidade de trabalho em Tanger. Eu não sei practicamente frances. No entanto, sou bastante desenrascada e rapidamente aprendo. Eu já fui 2 vezes de férias a Marrocos,ao sul e ao norte do país e gotei bastante. Mas, uma coisa é ir de férias e outra é ir trabalhar. Como é a vida de uma mulher sozinha em Marrocos? O que há em termos de diversão? E quanto a alugar casas, tens idéia de quanto custa alugar um apartamento? Existe sistema de saúde publico ou convém ter um seguro? Já agora, um engenheiro, num lugar de responsabilidade, quanto pode ganhar aí? Desculpa tantas perguntas, mas não me recordo de ninguém meu conhecido que estaja a trabalhar por lá.
    Desde já agradeço a tua ajuda.
    Liliana

  2. Olá Liliana,

    obrigada pelo teu comentário e desculpa a demora a responder. Às vezes os comentários ficam por aqui perdidos e eu já não sei quais respondi ou não 😀

    Bem Tanger não é como a cidade em que eu vivo, é muito maior e aproxima-se muito mais das nossas cidades europeias a que estamos habituados.
    Cá vai a resposta a algumas das tuas dúvidas: convém ter seguro de saúde, cá tudo é pago. Tu tens a grande vantagem de estar perto de Espanha, qualquer coisa que aconteça apanhas um barco que demora 35 m a fazer a travessia ou vais até Ceuta – por isso para além do seguro aconselhava-te a fazeres o cartão de utente europeu – acho que é assim que se chama- na segurança social em Portugal, não se paga nada, tem a validade de 3 anos e se for necessário serás atendida em qualquer país da UE, como se fosse em Portugal.

    Não faço ideia dos preços de apartamentos ou de quanto será o ordenado de um engenheiro. Quanto ao francês o melhor é ires começando a ambientar-te, porque apesar de em Tanger muitas pessoas falarem Espanhol, a língua dos documentos oficiais e dos negócios é o francês e por isso convém termos sempre umas bases.

    Boa sorte. Beijos,

    Rita

  3. Rita,

    Gostaria de a felicitar pelo seu site.
    Está muito bem conseguido e contém informação (experiência) muito útil.
    Eu vivo em Tanger desde o inicio do Ano, e tem toda a razão, aqui não se sente o Marrocos puro e duro, esse é um facto que facilita muito a adaptação.
    Estou a adaptar-me muito fácil e a gostar bastante de viver em Tanger.
    O meu projecto inclui instalar aqui a família, mulher (Guida) e 2 rasteirinhos (João e Maria), eles estão em pulgas para vir para cá.

    Quero aproveitar e desejar-lhe boa sorte com o seu novo projecto.

    Quando passar em Tanger terei muito gosto em conhece-la pessoalmente.

    Cumprimentos
    Ivo Reis

  4. Boa tarde Ivo,

    obrigada pelo comentáro e elogios. Gosto de saber que se está a adaptar bem em Marrocos e desejo-lhe muito boa sorte a si e à sua família, espero que todos gostem do novo local para viver e dessa nova experiência 🙂

    Também terei todo o gosto em conhecê-lo, se não for eu a passar em Tangêr, um dia que o Ivo e a família decidam ficar a conhecer um pouco mais do país espero que venham até Ouarzazate fazer uma visita.
    Bjs,

    Rita

  5. Obrigado Rita,

    Não faltará com certeza essa oportunidade.

    Desejo-lhe muito sinceramente as maiores felicidades.

    Ivo Reis

  6. Oi Rita! Gostei muito do seu blog, obrigada pelas informações.
    Estou planejando mudar para o Marrocos em Julho e gostaria de trabalhar como voluntária em alguma ONG.
    Inicialmente ia para Laayoune, mas os planos que tinha acabaram de dar errado e estou um pouco confusa.
    Como tenho que planejar novamente, estou pesquisando Marrakech, Rabat ou Casablanca como outras opções.
    Você conhece alguma ONG que tenha um trabalho social interessante com crianças e adolescentes?
    Quanto ao custo de vida, onde você acha que é melhor?
    Obrigada,
    Carla

  7. Olá Carla,

    não conheço nenhuma ONG aqui em Marrocos, quer dizer conheço o Peace Corps mas eles apenas aceitam voluntarios americanos 🙁
    Em relação ao custo de vida nas pequenas cidades e no Sul é muito menor do que em Casablanca, Marrakech ou Rabat.

    Beijos,

    Rita

  8. Olá Rita!
    Sou Brasileira do Rio de Janeiro e adoro Portugal!
    Entrei no seu blog e fiquei encantada, adorei as dicas!Espero manter contato com vc
    eu ñ tenho blog só orkut me add lá é cris guehren abraços e valeu!!!

  9. rita adorei seu blog eu gostaria de muuuuuiiiiito fazer uma viagem para o marrocos;gostaria de baber qnto fica uma viagem de 7dias por favor me corresponde

  10. Olá Rita, eu gostava de saber de alguma possibilidade de arranjar trabalho em Tanger, que há por ai, e se é muito dificil arranjat trabalho.Obrigado

  11. Olá Rita
    Tropecei por acaso nesta sua página e já está nos meus favoritos. Adorei a sua Dar… 🙂
    Sou portuguesa, vivo entre Setúbal (onde tenho aos fds os filhos, a Joana e o Francisco, que já estão na faculdade, e as minhas duas meninas: a Pantufa uma gata preta de olhos verdes, e a Saphy uma S.Bernardo de uma ternura sem fim) e Marrocos (actualmente Méknes) onde tenho o maridão 🙂
    Desde 2007 que o meu marido, eng. civil, veio trabalhar para Marrocos, primeiro para Rabat, depois Agadir e actualmente Méknes. Inicialmente trabalhou em empresas portuguesas, mas agora trabalha para a ThermoDarias marroquina.
    Eu sou professora no Liceu de Setúbal e todos os bocadinhos que tenho livres, meto-me num avião da Royal e cá venho eu para este cantinho onde me fazem sentir especial.
    Estou quase de abalada (o ano lectivo está prestes a começar né?!) mas este fds vamos ainda dar um saltito até ao Erg Chebbi Merzouga e vamos ficar instalados no Auberge du Sud por sugestão do seu site. Pelo telefone já tivemos a agradável surpresa de ter falado com o Hamid em português. E acabámos por conhecer tb o site do seu irmão.
    Quem sabe se não nos encontraremos um dia 🙂
    Até lá um grande abraço
    Celeste

  12. Olá Rita,
    Ficámos fans de Marrocos!!!
    O nosso muito obrigado pelas sugestões, pela simpatia, hospitalidade e bom astral!
    O tempo que passámos no Dar Rita fez-nos sentir em casa:)))
    A comida especial para vegetarianos foi 5 estrelas e amanhã já vou experimentar a minha Harira e os cus-cus;)))
    Guardamos no coração a forma como fomos recebidos e no pensamento as paisagens e cores únicas de Marrocos.
    Beijos da Sandra, do Paulo e da pequena Miriam

  13. Olá Sandra!

    Fico contente de saber notícias tão positivas. Muito obrigada pela vossa companhia nos dias que aqui passaram e se um dia decidirem voltar a Marrocos sabem que cá vos espero. Beijinhos da Rita e da Jana!

  14. Oi tb Rita
    Olha sou engenheiro de obras e pretendo fazer uma viagem a marrocos eu queria saber
    se o visto para marrocos muito complicado de conseguir.
    Um abraço e tchau
    Aguardo sua resposta

  15. Olá Rita! Faço produção de flores e vou a Marrocos em breve ver se faço uma parceria com um jovem agricultor que conheci pelo fb. Entretanto vi o teu site e gostava de te colocar umas perguntas se puderes responder. Quanto é o salário mínimo e médio aí? O nível de vida é semelhante ao nosso aqui em Portugal, ou é menor ou maior? Obrigado. Felicidades:)
    PS- desculpa colocar este texto em vários sítios. Devia ter explorado melhor o site antes

  16. Olá Rita!
    Adorei o seu site! Sou brasileira e estou planejando minha primeira viagem à Marrocos para o próximo mês, provavelmente com a minha mãe!
    Sei que é bem redudante te perguntar, mas como é viver em Marrocos?! Infelizmente o texto dessa página não está carregando no meu computador!
    Tenho muita vontade de passar um temporada em Marrakech, e quem sabe fazer um curso de francês ou algo do tipo..
    Desde já, parabéns pela sua escolha de se mudar pra esse país lindo e nos contar as curiosidades e maravilhosas de Marracos!
    Beijos

  17. ola estava procurando encontra brasileiros que morem no marrocos e achei vc pois estou pretendendo morar la mais nao vai se facil por cauza do idioma voce pode mim ajuda nao sei ser la tem curso muito obrigada

  18. Olá Rita…

    Há muito que tenho um fascinio especial por Marrocos, apesar de nunca ter tido a oportunidade de viajar até lá, o que é certo é que ultimamente tem surgido uma imensa vontade de viver nesse país que tanto me chama a atenção. Estava a pensar em Tânger. Mas estou com um problema…não sei por onde começar!!! Antes demais talvez por emprego, mas estou perdida, tenho procurado na internet mas não consigo encontrar nada que me ajude na procura de emprego…a minha duvida, poderei procurar estando ainda em Portugal ou será mais fácil ir viajando ate Marrocos a ver as oportunidades por ai??? Há algum site no qual possa obter informação??? Obrigada

  19. Boa tarde Rita,
    antes de mais os meus parabens pelo teu blog, foi-me de muita valia. gostaria de te fazer uma rapida apresentação; trabalho numa empresa de construção de piscinas e neste momento estamos a considerar a possibilidade de fazer uma prespeção de negocios por terras Africanas, mais precisamente Marrocos.
    como nada sei acerca de Marrocos, pesquisei ou pouco e dei de caras com o teu blog, (;
    dado que tu já fizeste a viagem portugal – marrocos de carro, gostaria de saber a aopinião e já agora, o que me aconselhas em termos de mercado de trabalho.

  20. Oi Rita, obrigada pelas informações, vivo em montes claros.mg, mas preciso ir a rabat. É necessário levar a moeda local ou eles aceitam pagamento em euros, tipo no taxi, etc. (Parece que só pode mesmo trocar euro por moeda local nos bancos, aí teria de ser na segunda.feira, e preciso viajar amanha, para la estar na segunda, estou na duvida sobre transportes publicos, de lisboa para tarifa e dos horarios de tanger para rabat, se tenho de ir a marrakech etc. nao falo bem o frances ou ingles, e viajo sozinha para um evento. sou tbm brasileira e estou em lisboa, mas quao complicado ir por terra, hein. de aviao tem-se a opção ate casablanca, mas devido ao horario e por estar em cima da hora, nao sei como farei, para ir de transportes para rabat…bjs. falaram-me da questao dos dirhans, mas so tenho cartao do brasil e alguns euros. obrigada, me responda se possivel.

  21. olá Rita estou a organizar a ir a Casablanca entre 17 a 22 Outubro, a minha ideia é ir em trabalho é possível dares umas dicas obrigado
    José

  22. PALMAS .PALMAS PALMAS .DESDE JA SEM COMENTARIOS QUANTO AO SITE SUCRAM HHHHHHAAAAAAAA OK TO DE PARTIDA PARA UMAS FERIAS AI QUAL E A SUA DIREÇAO POR FAVOR OBRIGADO ATE BREVE XAU BJS

  23. ola rita , tudo bem com voce? eu sou do brasil , estado do espirito santo cidade colatina…. eu estou me correspondendo com um rapaz de marrocos ,cidade de el jadida , eu queria visita-lo em 2015 , eu sei que e um lugar muito distante do meu ,meu maior medo e a comunicaçao quando eu chegar la,,,,os marroquinos sao hospitaleiros?

  24. Ola Rita gostei do seu trabalho a senhora esta de parabens…. Eu adoro Marrocos ja tou ca a 3 anos e agora alem do portugues , ja falo a Darijah e um pouco de arrabe classico gosto d estar aqui apesar da cultura arrabe/magrabih ser muito diferente da nossa mas marrocos e curtido principalmente a minha cidade Kenitra… Obgd beijos a tdos venham visitar!!! <3 <3

  25. Olá Rita
    Vou ser telegrafico:
    Gostaria de viver num local perto do mar,ambiente citadino, e 2 filhos a meu cargo.
    Viver num imovel normal e fazer uma vida sem luxos, de quanto achas que precisaria de orcamento familiar mensal ?
    Obg

  26. Olá Jorge. Vivendo na costa, numa pequena cidade, fora das grandes cidades marroquinas, 3 pessoas vivem com um orçamento de 500 euros por mês já com casa+contas, comida, etc.

  27. Cuidado homem é homem em qualquer lugar do mundo , mas eles tem fama de caloteiros e aproveitadores então muito cuidado não vá sozinha vai com alguém que de preferência seja homem pois mulheres sozinha é um pouco complicado. Tenho feito alguns amigos lá e homens e eles mesmos dizem para tomar cuidado.

Deixe uma resposta