Volubilis, Ruínas romanas Património Mundial da Humanidade

Volubilis, Ruínas Romanas UNESCO em Marrocos
Volubilis, Ruínas Romanas UNESCO em Marrocos

Volubilis é uma antiga cidade romana em Marrocos. Situa-se a 33 kms de Meknés e a apenas 4 kms de Moulay Idris, a cidade santa de Marrocos. Durante séculos, Volubilis foi uma cidade próspera do Império Romano que se desenvolveu graças ao comércio de trigo, azeite e animais (indícios que se notam ainda hoje pois a cidade está rodeada por campos verdes a perder de vista e pela quantidade de lagares que existem na cidade), sendo mesmo o centro administrativo da sua província. Calcula-se que no Sec. III a sua população fosse de cerca de 20.000 habitantes.

Volubilis

Vale a pena visitar Volubilis, não perca a oportunidade de conhecer esta cidade antiga que se espalha por cerca de 20 hectares. Volubilis é provavelmente o sítio arqueológico mais bem preservado do Norte de África (apesar de ter sido danificada pelo Terramoto de Lisboa e o seu mármore ter sido levado para Meknés). Volubilis é Património UNESCO da Humanidade desde 1997.

Quando visitamos a cidade podemos perceber como foi ali a vida durante séculos pois as escavações feitas não se resumem aos grandes monumentos: como o forum, a basílica ou o arco do triunfo. É possível ver onde se situavam os fornos, os lagares, lojas e banhos, as casas pobres, casas mais ricas – onde há ainda muitas fontes e mosaicos.

Volubilis

Paguei 20 dh (cerca de 2€) de entrada e mais 10 dh (cerca de 1€) no parque onde deixei o carro. Tive pena que, na altura, este local tão bonito e interessante estivesse um pouco abandonado ao visitante. Havia apenas uns guardas à entrada, perto da bilheteira. Havia também um museu que, apesar de estar quase pronto, parecia estar também um pouco abandonado.

Volubilis

3 conselhos que deixo a quem visita Volubilis:

1- Não tenham pressa para visitar este local. Eu pensei que faria aqui uma visita rápida e, afinal, não foi nada assim. Passei horas a visitar as ruínas de Volubilis, pois parece haver pontos de interesse um pouco por todo o lado e muitos e bonitos mosaicos, por vezes um pouco escondidos.

2- Se puderem, contratem um guia. Eu e o meu amigo Samuel decidimos ir descobrir a cidade sozinhos. Acho que perdemos com isso, Volubilis é um caso em que vale a pena pagar a um dos guias que se encontram à porta. Eles conhecem bem as ruínas e todos os seus pontos de interesse, a cidade é muito grande e muitas das placas com explicações encontram-se já um pouco apagadas. Cada vez que víamos um guia acabávamos por nos aproximar para poder aproveitar melhor a visita e poder ter uma melhor percepção da cidade e do que cada construção seria. Não sei se aqui há algum guia que fale português, mas de certeza que há guias que falam em francês, inglês e espanhol.

3- Levem sapatos confortáveis para caminhar, pois as distâncias são longas. Levem também água porque o único local onde se vende é num café perto do parque de estacionamento.

Agencia de Viagens em Marrocos