Arquivado em: Idiomas

A língua oficial em Marrocos é o Árabe. Esta é a lingua que se aprende na escola e a lingua escrita. Já a lingua oficial de Marrocos para os negócios é o Francês. No entanto a lingua falada por todos nas ruas é o Árabe Marroquino ou Darijá.

Há uma parte da população, os berbéres, que falam um outro dialecto, mas este não é comum a todos eles, muda de região para região.

A maioria das pessoas fala ou pelo menos percebe alguma coisa de Francês, o que torna mais fácil a comunicação para quem sabe esta língua. No Norte de Marrocos o Francês já não é tão comum, mas falam Espanhol. O Inglês começa já a ser mais comum sobretudo entre os jovens e pessoas ligadas ao turismo.

Eu optei por começar a aprender Darijá ou Árabe marroquino, já que é a lingua comum a todo o país, apesar de em Ouarzazate muita gente falar bérbere. Gostava de aprender Árabe também para ler e escrever, mas por enquanto fico-me pela oralidade e pelo Darijá, que é o que me serve diáriamente. Apesar de ainda não falar quase nada, apenas palavras soltas ou frases já feitas, o meu vocabulário tem vindo a aumentar e começo a perceber algumas coisas. Além disso é com as minhas vizinhas que vou aprendendo muito vocabulário, por isso não estranhem que grande parte deste seja referente a comida!

O Darijá é uma mistura de Árabe com Francês, Espanhol e até tem algumas palavras de origem portuguesa.

Quem já veio a Marrocos sabe que o povo marroquino é muito simpático e acolhedor, se nós demonstramos interesse em conhecer e saber mais sobre a sua  lingua e a cultura ficam sempre contentes e para isso conhecer algumas palavras e expressões básicas é bom.

Chukran= Obrigado

Inchallah= Se Deus quiser

Eu sou a Rita, vivo na cidade de Ouarzazate no sul de Marrocos. O meu trabalho aqui é inteiramente ligado ao turismo. Organizo viagens em Marrocos para você viajar neste país, tranquilamente e visitando os melhores destinos. Os meus roteiros favoritos são a Viagem às Cidades Imperiais Marroquinas, a Descoberta do Deserto e Rota dos Mil Casbahs. Deixe-me organizar a sua viagem contando com o meu profissionalismo e experiência no local.

Deixe aqui o seu comentário


13 Comentários

  1. Ali
    August 22, 2010

    Boa noite Rita,
    Eu sou de sul de Marrocos e sou Berbere ( Amazigh ). Falo a minha língua Tamazight / Berbere, Darijá e o Árabe clássico literário.
    Eu gostei imenso de que vôce escreveu sobre a minha terra, minha língua , minha cultura mas vou corrigir aqui algumas coizinhas que vôce comentou.
    1º – A língua Berber fala se em muitas regiões em Marrocos incluindo aldeas e cidades e não só em Ourzazate . Fala se no norte de Marrocos , nas montanhas do Atlas e no sul , mas varia um pouco de região para região. Qualquer Berbere que viaje muito pode compreender e falar bem essas dialects que são Tarifiet, Tamazight e tassuseit.
    2º- A Darijá e uma mistura digamos de Árabe marroquino , Berbere e muito pouco Francês no sul ou pouco Espanhol no norte.
    3º- Vôce disse : ” O Darijá é uma mistura de Árabe com Francês, Espanhol e até tem algumas palavras de origem portuguesa ”
    De origem portuguesa? Isso não é o contrário. A língua portuguesa é que tem palavras de origem Árabe e também Berbere.
    Muito obrigado
    E boa estadia em Marrocos se ainda vive la
    Aproveita imenso de aprender bem
    Cumprimentos
    Ali

  2. Romano Bianco
    December 9, 2010

    Olá, Rita

    Gostaria de saber se podemos trocar emails falando sobre Marrocos Tenho muita curiosidade e penso em passar um tempo aí, li seu blog e fiquei com vontade de perguntar mais. Seria possível?

    Fantástica sua experiência em Marrocos!
    Abraços!
    Romano

  3. ritaleitao
    December 17, 2010

    Olá Romano,

    porque não aproveitar este espaço para fazer as suas perguntas? Tenho a certeza que muitas das suas dúvidas serão as mesmas de outras pessoas e ao responder-lhe a si, poderei ajudar a esclarecer questões de outras pessoas! Obrigada pelo seu comentário e pelo tempo que dedicou a ler as minhas histórias.
    Beijos,

    Rita

  4. adalberto
    April 23, 2011

    Olá Rita.
    Somos brasileiros, vamos para a Espanha em maio, alugaremos um automóvel e gostaríamos de ir até o Marrocos e ficar uns dois dias, gostaria de sua opinião quanto:
    1 – É melhor ir de automóvel ou deixar o automóvel em tarifa e pegar uma excursão em Marrocos?
    2 – Em dois dias o que vc aconselha ir conhecer?
    3 – É seguro sair a noite para passear?
    4 – O que devemos fazer e o que devemos evitar?
    5 – Fique a vontade para dar sugestões.

    obrigado
    adalberto

  5. nalmir
    June 30, 2011

    Bom dia,
    Gostei de seu site , destas listas de palavras tambem.
    Aprendemos muito todos os dias aqui, os costumes, uma cultura , conheci pessoas muito simpaticas,hospitaleiras, e parece que o mundo tem uma impressao de muito perigo ,mas sinceramente minha visita em Marrakech esta sendo maravilhosa , estou impressionada com a seguranca que sinto ao sair nas ruas, nem assaltos se ve, e olha que tem e turista…..entao nao entendo porque as pessoas tem tanto receio, por que se foi um dia assim ,hoje esta uma cidade maravilhosa,claro um tanto quente 46c e de doer, eles ja estao acostumados.
    Quero intensificar meus estudos de frances e arabe, para que quando voltar eu possa aprender muito dessa historia tao rica.

  6. ritaleitao
    July 17, 2011

    Olá Nalmir,

    fico contente de saber que está a gostar da sua estadia em Marrocos e da maneira como está sendo recebida. Desejo-lhe uma ótima estadia e se decidir vir até Ouarzazate contacte-me para nos encontrarmos e bebermos um chá.

    Beijos,

    Rita

  7. Rodrigo Caldeira
    October 3, 2011

    Oi Rita, muito bom dia!
    Lindo seu site aqui, você é muito inteligente e sabe se expressar muito bem!
    Estou tentando fazer contato aí em Marrocos com um produtor de óleo de argan, que quero vender aqui no Brasil, mas já enviei e-mails em inglês e em francês, só que a pessoa não me responde de jeito nenhum. Isso é comum de acontecer aí em Marrocos, tipo são pessoas mais fechadas?
    As informações estão no site AdsandCo e ele se chama Lachgar Hicham. Será que se eu pedir para você ligar pra ele daí de Marrocos, eu estaria sendo ingênuo? Bom, não me custa tentar, vai que você está de bom humor e faz essa gentileza pra mim né?! =P
    O telefone lá no site é: Téléphone: 00212651925398 e o e-mail dele é … xii.. não tem dizendo, só uma lacuna mesmo… mas o site é esse: http://www.adsandco.com/divers/Cosmetique-beaute/Huile-d-argan-cosmetique-certifie-ECOCERT-et-US-NOP-269681

    Por favor, Rita, me responde tá? Quero poder vender esse óleo aqui e trabalhar com alguma coisa, porque ficar por conta de vender imóvel é dose pra leão… ^^

    Abraços e sei lá, obrigado por me acolher!

    Falo de Brasília- DF, Brasil.

  8. ANTÔNIO BARROS
    March 9, 2012

    Rita,
    Onde há possibilidade de estudar Árabe aí em Marrocos, em sua cidade?
    Abraço,
    Antônio.

  9. Sanoj Barbosa
    April 19, 2013

    ok

  10. Ytalo Cardoso Oz Invejadoz
    May 14, 2013

    blz

  11. Mary Brito
    June 19, 2013

    ok!!

  12. Carlison José da Silva
    October 5, 2013

    OK

  13. Enock Pereira Veloso Veloso
    January 20, 2014

    OLÁ RITA BOA TARDE ESTIVE LENDO SEU BLOG , EU TENHO MUITO INTERESSE EM CONHECER MARROCOS , TEM COMO NÓS TROCARMOS EMAIL. ABRAÇOS…