O que falar em Marrocos, Árabe Marroquino

A língua oficial em Marrocos é o Árabe. Esta é a língua que se aprende na escola e a língua escrita. Já a língua oficial de Marrocos para os negócios é o Francês. No entanto, a língua falada por todos nas ruas é o Árabe Marroquino ou Darijá.

Há uma parte da população, os berbéres, que falam um outro dialecto, mas este não é comum a todos eles, muda de região para região.

A maioria das pessoas é capaz de falar Francês ou, pelo menos, percebe alguma coisa de Francês, o que torna mais fácil a comunicação para quem sabe esta língua. No Norte de Marrocos o Francês já não é tão comum, mas aí os marroquinos falam Espanhol. O Inglês começa já a ser mais comum sobretudo entre os jovens e pessoas ligadas ao turismo.

Árabe Marroquino

É nos mercados que eu uso muito o Árabe Marroquino para fazer compras.

Eu optei por começar a aprender Darijá ou Árabe marroquino, já que é a lingua comum a todo o país, apesar de em Ouarzazate muita gente falar bérbere. Gostava de aprender Árabe também para ler e escrever, mas por enquanto fico-me pela oralidade e pelo Darijá, que é o que me serve diariamente.

Apesar de ainda não falar quase nada, apenas palavras soltas ou frases já feitas, a minha lista de palavras em Árabe tem vindo a aumentar e começo a perceber algumas coisas. Além disso, é com as minhas vizinhas que vou aprendendo muito vocabulário, por isso não estranhem que grande parte deste seja referente a comida!

O Darijá é uma mistura de Árabe com Francês, Espanhol e até tem algumas palavras de origem portuguesa.

Quem já veio a Marrocos sabe que o povo marroquino é muito simpático e acolhedor, se nós demonstramos interesse em conhecer e saber mais sobre a sua  língua e a cultura ficam sempre contentes. Mais uma razão para conhecermos algumas palavras e expressões básicas.

Duas das expressões mais usadas no dia-a-dia são Chukran (obrigado) e Inchallah (Se Deus quiser).

Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

Os comentários deste blog de viagens são via facebook.