Marrocos 🇲🇦 Guia de Viagem e Roteiros da Rita Leitão

Marrocos – país maravilhoso e exótico para passar férias!

O Guia de Viagem a Marrocos da Rita Leitão

O Guia de Viagem a Marrocos da Rita Leitão

🙋 Olá, bem-vindos ao meu site Rita em Marrocos.

Em árabe diz-se ” مرحبا بكم في المغرب ” (marhaba bikum fi almaghreb) para desejar as boas vindas a Marrocos.

O meu gato marroquino

O meu gato marroquino

Sou a Rita, vivo em Ouarzazate, no sul deste país fantástico para onde vim em 2008. A ideia era experimentar morar em Marrocos durante uns tempos para ver se me adaptava a uma cultura completamente diferente daquela a que estava habituada. Como grande parte das pessoas, tinha muitas ideias estereotipadas na minha cabeça sobre o que era Marrocos, como eram as pessoas, a religião, o Estado. Sobre ser mulher e estrangeira neste país.

Acabei por me apaixonar por Marrocos à medida que os preconceitos foram caindo por terra e sendo substituídos pelas sensações fortes que um país e um povo milenares deixam nos seus visitantes. Conquistaram-me com a sua hospitalidade.

Mudei-me definitivamente para cá e organizei toda a minha vida na área do turismo. Tinha o desejo que a minha vivência pessoal em Marrocos tivesse impacto noutras pessoas. Criei este site onde escrevi artigos sobre os melhores destinos de viagem, o dia-a-dia em Marrocos, curiosidades, informações práticas.

Também quis mostrar, sem deixar dúvidas, que é completamente seguro uma mulher sozinha viajar em Marrocos. É completamente falso que seja mais perigoso do que em qualquer país ocidental! Eu própria viajo sozinha de carro e de transportes públicos. É claro que há sempre uns conselhos que podem facilitar a vida de uma mulher viajante. Por isso mesmo, apresento os meus neste site.

As minhas viagens em Marrocos levaram-me a lugares exóticos incríveis, cheios de belezas naturais ou cidades fantásticas com monumentos antigos. Gosto imenso da Koutoubia de Marraquexe, da Skala de Essaouira, da medina de Tétouan, das ruelas de Chefchaouen, do Kasbah Taourirt em Ouarzazate, de todo o ambiente de Fez e, claro, das Dunas de Erg Chebbi no Deserto do Saara.

Rita em Marrocos

Rita em Marrocos

Acabei por construir um Hotel em Ouarzazate, e sou uma espécie de anfitriã temporária de Marrocos para pessoas de todo o mundo. Muitos portugueses e brasileiros.

Finalmente, comecei eu própria a organizar viagens em Marrocos. Os meus roteiros combinam uma experiência no Marrocos autêntico com conforto e qualidade. Gosto de ajudar as pessoas a conhecer um país genuíno, aquele que elas têm idealizado. E há tanta gente que me diz que o sonho delas sempre foi conhecer Marrocos que eu me sinto extremamente orgulhosa de poder fazer parte da concretização desse sonho.

🙏 Muito obrigada pela vossa visita. Primeiro, virtual. Um dia, quem sabe, em Marrocos!

Marrocos, Descubra um destino de Sonho

Marrocos – Descubra um destino de Sonho

Rita Leitão em Marrocos

Rita Leitão e a minha cadelinha Jana que mora comigo aqui em Marrocos

❓ Mas quem é a Rita Leitão?

Chamo-me Rita e moro em Marrocos. Tenho 39 anos e sou natural de Lisboa.

Nunca viajei muito. Conheço um pouco de Portugal, muito pouco de Espanha e Paris – cidade onde vivi cerca de 1 ano em 2005.

Em 2008, por motivos profissionais, surgiu a oportunidade de ir viver para Marrocos.

Depois de muito pesar prós e contras, pois era para mim um país desconhecido, decidi arriscar e partir à aventura.

Foi assim que me desfiz do que tinha em Portugal e em Setembro de 2008 me mudei para o Sul de Marrocos, para a cidade de Ouarzazate, apenas com as coisas que couberam no carro e a minha grande amiga, a minha cadela Jana!

Desde aí, sempre que posso, vou descobrindo cada vez mais deste país que é agora a minha casa.

Decidi começar a partilhar as minhas vivências e experiências de viagem, porque apesar de ser um país que está tão perto de Portugal, as pessoas ainda têm algum desconhecimento e receio de vir até cá.

Sobretudo da parte de mulheres que gostam de viajar sozinhas ou em grupo, é a elas que dedico o meu site e espero que lhes dê o empurrão final e as ajude a planear uma viagem inesquecível.

Vou tentar nesta página dar informação de alguns lugares pelos quais vou passando no meu dia-a-dia, tais como Marrakech, Merzouga, Tetouan, Ait Benhaddou, etc…

✅ Leia mais acerca do meu trabalho:

Tours Organizados em Marrocos

ℹ️ Acerca de Rabat – a capital de Marrocos

Rabat, é a capital de Marrocos, habitada desde os tempos pré-históricos, é uma cidade fundada no século X, foi um ponto comercial estratégico bastante importante na altura da ocupação dos fenícios, bizantinos, romanos e dos cartagineses.

Marrocos estabeleceu-se como um estado desde o ano de 788, aquando Idriss I foi proclamado como Rei de Volubilis. Hoje, é uma monarquia constitucional; o Rei Hassan II subiu ao trono de 1961, descendente do Profeta, é também o líder religioso de Marrocos. Após a sua morte em 1999, o seu filho Mohamed sucede-o sob o título de Mohamed VI.

Rabat, tem como significado, “lugar fortificado”, devendo-se este nome à construção neste território de uma fortaleza por parte dos mouros, no século XII, a fim de se defender de ataques e de invasores a partir de Espanha.

Rabat é a segunda maior cidade marroquina, localizando-se no Norte do país, mais propriamente na costa atlântica. Situada nas margens do Rio Bouregreg, é uma cidade que conta com uma história antiga, onde actualmente, a tradição e a modernidade co-existem no mesmo espaço físico.

Recheado de espaços verdes, é um lugar com imensos parques e praças cheias de vegetação e de flores coloridas. A maior atracção turística é Mechouar, onde se situa o Palácio Real e claro, a sua medina. Rabat representa 80% da administração de Marrocos, fazendo desta cidade o principal centro de negócios; tem imensos alojamentos de luxo, onde as maiores cadeias de hotéis e restaurantes de renome estão representados, nomeadamente os Hotéis Hilton e os Hóteis Le Meridien.

O clima de Rabat é quente e temperado, onde os Verões são quentes, ideais para desfrutar de 30 Km de praia de areia fina e dourada, tal como é uma cidade ideal para praticar golfe, uma vez que os seus campos de golfe são considerados dos mais bonitos do mundo (por exemplo, o Royal Golf Dar Es Salam). Os Invernos são normalmente chuvosos e as temperaturas variam entre os 12º C e os 25º C.

Acerca de Ouarzazate – a cidade onde vivo no sul de Marrocos

Ouarzazate fica a 200km de Marraquexe, depois de se passar as Montanhas do Atlas a caminho do deserto. É a minha cidade. Onde vivo desde 2009 e onde tenho o meu hotel, o Dar Rita, no Bairro Tassoumaat. Este bairro fica mesmo perto do rio, à entrada de da cidade quando se chega de Marraquexe. Vivo rodeada do povo berbere local, num bairro tradicional da cidade chamado de Tassoumaat, e construído com antigos tijolos de lama.

✅ Ler mais:

Ouarzazate, Cidade em oásis com casbás nas portas do deserto

ℹ️ Viagem ao sul de Marrocos e às cidades imperiais

É chamada de Grande Volta a Marrocos, um dos circuitos mais completos do país porque combina a tradicional rota berbere: o sul, as montanhas, os vales, os desertos, os palmeirais e as dunas de areia; com as cidades que têm um passado histórico significativo como antiga capital do reino de Marrocos.

ℹ️ Acerca da Praça Jemma el Fna – a famosa Praça de Marraquexe

A Praça Jemma el Fna é considerada a mais importante e a mais carismática praça marroquina. Situa-se na parte velha da cidade de Marraquexe, mais propriamente na sua medina, a qual encontra-se integrada na lista da UNESCO – Património Cultural desde 2008. Sem dúvida, esta é a praça mais movimentada de Marraquexe, onde poderá encontrar um maravilhoso Souk e uma infinita animação com encantadores de serpentes, faquires, engolidores de espadas, músicos, acrobatas, etc, assim como imensos turistas misturados com os habitantes da cidade.

✅ Ler mais:

Marrakech (Marraquexe), Cidade histórica e capital turística do país

Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter