Passar a fronteira em Tânger Marrocos

Passar a fronteira em Tânger Marrocos

Passar na fronteira em Tânger para Marrocos, para quem vem de carro, é um pouco confuso. Tem sempre muita gente, pouca organização. Mais uns homens que lá andam para ajudar a preencher os papéis, a troco de alguns Dirhams, que nunca percebi bem para quem é que trabalham… Enfim, passar a fronteira em Tânger é a primeira grande experiência marroquina para qualquer visitante!!!

A maneira mais rápida de se chegar a Tânger é apanhar o ferry em Tarifa, que demora apenas 35 minutos a fazer a travessia. Em alternativa, pode-se apanhar o ferry em Algeciras, só que demora muito mais tempo, penso que é à volta de três horas.

Fronteira Tanger Marrocos Ferry
Ferry na fronteira de Tânger, Marrocos

Em ambos os casos, o passaporte é carimbado no barco (preencham um impresso branco, que costuma estar em cima do balcão, enquanto estão na fila, que quando chega a vossa vez é só pôr o carimbo). Por isso, para quem vai a pé é só sair do barco, passar as malas no raio-x e partir à aventura em Marrocos!

Para quem vai viajar de carro em Marrocos, a aventura começa assim que se sai do ferry, pois todos saem apressados para serem os primeiros a chegar ao controlo da polícia.  É aí que temos que preencher os papéis de entrada do carro em Marrocos através da fronteira de Tânger.

A espera para se fazer isto pode demorar algum tempo, dependendo da quantidade de pessoas que estão à vossa frente e da quantidade de tralha que levam nos carros!!!

Sim, viram bem, tralha! Nunca antes tinha visto carros ou carrinhas tão carregados, como os dos emigrantes marroquinos que passam na fronteira de Tânger. E não é só o que vem dentro dos carros, é também o que vem em cima. Metros de altura de coisas empilhadas nos tejadilhos.

O que trazem? Tudo o que possam imaginar e também o que não vos passa pela cabeça – já vi os polícias tirarem dos carros motas, sanitas, dúzias de bicicletas, máquinas,…

Quando chega a nossa vez, o polícia vê o carro, os papéis, às vezes faz umas perguntas, dá-nos o duplicado do impresso  e estamos despachados. Importante: quando vos devolvem o passaporte e o impresso confiram se é mesmo o vosso. A mim, uma vez, já me deram o impresso do carro de outra pessoa.

O que eu costumo fazer, para tentar evitar horas de maior confusão, é sair de noite de Portugal para estar de madrugada no porto do ferry, onde tomo o pequeno-almoço enquanto espero que abra a bilheteira.

Deixo o carro na fila e comigo levo os documentos e o passaporte. Depois de ter o bilhete, passo o controlo policial e é só esperar para entrar no ferry das 7 da manhã.

Mesmo que haja muita gente nesse dia à espera do ferry para passar para Tânger, já que este é o primeiro barco do dia, de certeza que não há mais ninguém à nossa frente que tenha vindo noutros ferries. 🙂

Posted on: Janeiro 8, 2010ritaleitao

34 thoughts on “Passar a fronteira em Tânger Marrocos

  1. Olá Rita! Muito interessante este post. Eu estou a pensar ir até Marrocos à aventura e, como é claro, estou a equacionar as hipoteses de transportes, sendo uma delas levar carro de Portugal. Pelo que percebi do que disseste até se faz bem, mas eu ando com algumas dúvidas porque os sites dos ferries são um pouco confusos. Sabes me dizer como é a melhor forma de comprar os bilhetes? Internet ou no próprio dia no local? Compensa levar carro? Tou com algumas dúvidas. Obrigado e prossegue com essas aventuras..

  2. Olá Ricardo,
    trazer carro para Marrocos compensa por exemplo em termos de tempo, para deslocações. Em Marrocos os transportes chegam a todo o lado, até a aldeias mais remotas, mas com transporte próprio temos uma autonomia diferente em termos do tempo que perdemos em deslocações ou à espera de transportes e podemos parar quando quisermos e ver o que quisermos. Não aconselho ninguém a comprar bilhetes na internet, para além dos sites serem confusos, como dizes, outra desvantagem é que na internet eles nunca anunciam as promoções. No site compra-se o bilhete a um preço fixo e às vezes no dia quem que vamos apanhar o ferry há uma promoção – sem querer já apanhei promoções de 50€ no ferry de Tarifa, carro e passageiros (o preço normal, se não me engano, é à volta de 120€ carro e 1 passageiro, mas este preço pode variar um pouco ao longo do ano). O que faço para baixar um pouco este preço é comprar logo bilhete de ida e volta pois tem-se 10% de desconto – o bilhete de volta tem a data em aberto. O preço do ferry Algeciras/Tanger também é um pouco mais barato – pela diferença de preço acho que não compensa fazer uma travessia de 3 horas em vez de 35 minutos, mas conheço bastantes pessoas que o fazem. Espero ter esclarecido esta dúvida, se precisares de mais alguma coisa diz. Beijinhos, Rita

  3. bom dia quero agradecer as informacoes dadas no teu blog pois penso viajar ate marrocosja tenho 62 anos e conheco um pouco do mundo mas estou a pensar ir ate ai por uns meses gostava de contactar para obter algumas informacoes para saber a hipotese de poder trabalhar ai um pouco para realizar a sobrevivencia obrigado desde ja

  4. Boa tarde Manuel,
    obrigada pela sua opinião e vejo que é um viajante que gosta de conhecer bem os usos e costumes dos locais que visita. Penso que um estrangeiro terá alguma dificuldade em arranjar emprego aqui, o melhor seria procurar na área do turismo. Não vejo outras possibilidades para quem não sabe darijá, mas pelo menos francês tem que saber bem.
    Rita

  5. Amiga compatriota,
    antes de mais quero dar-te os parbéns pelo trabalho que apresentas, que considero, pessoalmente, muito útil.
    Partirei em breve para Casablanca, em trabalho e, se tudo correr bem, penso permanecer por aí.
    Visitei esta tua página na busca de informações sobre Marrocos, uma vez que desse reino nada conheço e para o qual vou partir.
    Como referi nada conheço de Marrocos e como vou para Casablanca, lamento que te encontres ao sul, pois gostaria de poder beber da tua experiência de habitante desse país.
    Deixo-te um beijinho e reitero os parabéns.

  6. Olá António,

    muito obrigada pelo seu comentário, pois gosto de saber que ajudo as pessoas quando procuram informação sobre Marrocos. Casablanca ainda fica um pouco longe de Ouarzazate, mas de espero que algum dia surja a oportunidade de nos encontrarmos. Desejo-lhe uma boa viagem, que a sua experência por Marrocos seja a melhor possível e vá dando notícias. Beijos,

    Rita

  7. Oi Rita, estou programando minha viajem ao Marrocos para o começo do próximo ano. Eu sou Brasileira, e nao tem voo direto do Brasil para o Marrocos todos eles fazem escala na Europa.
    Tem voos domesticos do Marrocos pra Europa, ou todos os voos sao internacionais?
    Como é passar no controle de aduana em marrocos por barco?
    Eu tenho dúvidas porque eu vejo muitos casos de brasileiros q são deportados ao entrar na Europa, mesmo com todas as exigencias do país. Ou eu ñ devo me preocupar porq meu destino final é Marrocos?
    Desde já agradeço a vc, ou a qualquer pessoa q venha tirar esse meu temor .

  8. Olá Carla,

    não sei como funciona o processo das escalas de que vem do Brasil para Marrocos, mas acho que não tem que se preocupar com deportação. O seu destino final é Marrocos, por isso presumo que terá bilhete marcado e por isso tem que ficar no aeroporto para fazer escala, esse é o processo normal. Boa viagem,
    Rita

  9. Olá Rita,

    Já escrevi para a embaixada mas ainda não obtive resposta. Tenho um irmão preso na prisão civil de Tânger. Necessito que me informe se possivel, quais os procedimentos para efectuar uma visita ao recluso, dias de visita, horas, e se é necessário alguma autorização das autoridades.

    Penso fazer a visita pela Pascoa, mas antes preciso de saber, se é pacifico chegar a prisão e visitar o recluso.

    Se possivel, diga-me como funcionam as visitas aos reclusos.

    Grata pela atenção dispensada.

    Odete Silva

  10. Olá Odete,

    infelizmente não poderei ajudá-la. Não faço a mínima ideia de como essas coisas funcionam em Marrocos. Acho que o melhor seria continuar a tentar contactar a embaixada, para ver se obtém resposta. Boa sorte,

    Rita

  11. Olá Rita,

    Parabéns pelo blog, está muito bem.
    eu sempre adorei viajar mas agora mais do que nunca estou pensando em viajar mais ainda. E um dos destinos que me deu curriosidade foi marrocos, que por varias vezes já estive para ir, mas sempre me meteram medo. no outro dia estive em Gibraltar e claro abriu o bichinho de dar um salto a ceuta e depois ir até marrocos.
    Infelizmente não estou a conseguir descobrir como é a situação com os passaportes, é necessário alguma autorização prévia ou podemos simplemente ir? Moro relativamente perto de espanha – Faro então em cerca de 4h estou em tarifa, e como adoro conduzir, acho que para mim a melhor opção é levar o carro e a familia atrás 😉
    Será que me podes dizer como funciona a questão dos passaportes?

  12. que blog legal….sou carioca e brasileira, pretendo ir a lisboa em setembro, qto tempo eu levaria de carro ate a fronteira de espanha com marrocos? compensa duas ou 03 pessoas irem de carro ate a fronteira de marrocos?
    qual seria a vestimenta adequada para as mulheres em marrocos? e a temperatura em setembro ? afinal sou do rio de janeiro e aqui é quente viu…..obrigada

  13. Olá Mary,

    pode vir de carro até à fronteira com marrocos, mas se o carro for alugado na europa não pode entrar em Marrocos com ele. se calhar a melhor solução é virem de avião e depois alugarem um carro em Marrocos. Boa viagem,

    Rita

  14. ola. tenho andando em cima destas informações sobre formalidades para entrar em marrocos pois tenciono ir brevemente de carro.

    na realidade já estive mais de meio ano em Fés, e conheci a mulher da minha vida. com o qual tenciono casar. je entrei em contacto com a embaixada mas eles não se descosem muito por telefone. não conhecem nenhuma forma de acelerar o processo de casamento:)

    converti-me ao islão, mas as autoridades marroquinas ainda exigem um certeficado de confissão islamica. que ainda nem sei quem o vai passar:(
    outra coisa onde posso traduzir documentos de portugues para arabe para entrega na embaixada marroquina.

  15. Rita,

    já tenho a 1º viagem de 3 dias marcada para Algeciras/Tarifa/Tanger e Ceuta.
    Um dia, farei Marrocos de carro e durante muito mais tempo, isso é certo.
    A si peço-lhe dicas para esta rápida viagem, locais imperdíveis, comidas ou bebidas a provar, compras a fazer, qual a melhor forma de negociar com os marroquinos, o que nunca fazer, etc, etc.
    Obrigado.

  16. Olá Rita,
    Antes de mais os meus parabéns e agradecimentos pelo excelente e útil blog.
    Vou trabalhar para Casablanca, tal como o António Jesus Dias, e desconheço completamente o país… neste momento tenho algums dúvidas que espero me possas ajudara a esclarecer:
    . Viatura de matrícula portuguesa – estou a pesnar levar o meu carro. Posso circular por aí com ele? Tenho que o matricular em Marrocos? O que é preciso?
    . Impostos sobre rendimento – no caso de trabalhador dependente, com contrato de trabalho com empresa marroquina, sou obrigado a pagar este tipo de impostos por aí ou devo declarar os rendimentos por cá? Ou as duas coisas? Como se resolve a dupla tributação?

    Agradeço antecipadamente toda a tua ajuda e dicas.

  17. Oi Rita.
    Adorei seu blog.
    Estive em Marrocos em agosto deste ano.E incrivel, pois tudo que voce descreve e perfeito.
    Conheci Fes…..inesquecivel……medina….
    Tanger,Rabad me apoixonei pelas praias,.. Belalmadena, Fuegirola
    Quero muito voltar novamente,mas com mais tempo.
    Quem sabe ate me hospedar ai e te conhecer.
    Um abraço da tua xara Rita

  18. Olá Rita.
    Dou-lhe os meus parabéns pelo seu Blog que é bastante informativo, esclarecedor e útil .
    No meu caso acho que estou quase disposto em ir á aventura e depois logo se vê.
    Diga-me só uma coisa, depois de termos o passaporte carimbado á entrada da fronteira, quanto tempo podemos permanecer em Marrocos .
    Já vi que arranjar emprego não será muito fácil, mas se por acaso decidir ficar e abrir um negócio, acha que é possível ou mais viável .
    Tenho é que arranjar maneira de fazer a minha vida e fora deste país, aqui está a tornar-se sufocante .
    É melhor comprar um imóvel ai ou de inicio alugar? Os alugueres são baratos e mais compensatórios ?
    Desculpe tanta pergunta e estar a maça-la tanto, mas antes de tomar qualquer decisão queria estar o melhor informado possivel. Só mais uma, da fronteira a sua casa ainda é muito longe ?
    Um grande beijinho e votos de que tudo corra pelo melhor.
    Felicidades
    Obrigado por tudo .

  19. Olá Rita ! Acabei de ser despedido e como tenho 25 anos de experiencis na area comercial e sou fluente em Francês, estou a pensar seriamente me dedicar ao mercado Magrebino.
    Criar negócios entre empresas Lusas e Marroquinas.Vou agora em Novembro visitar o SIB de Casablanca.Tudo isto para dizer que se o projeto ganhar asas talvez me instale em Marrocos e gostava de saber quanto tempo seguido posso estar aí com a minha viatura e se posso conduzir e trabalhar com matricula Portuguesa.Outras dicas sobre isto tambem seriam bem vindas. Beijinho Fernando Braga

  20. Eu já tive uma experiência de viajar por marrocos com viatura própria entrando pela fronteira de ceuta . Só para entrar com o carro em marrocos foram 4,5 horas de espera porque o carro era adquirido em leasing . Problema . Depois , bom depois foi uma vontade enorme de voltar para trás a todo o momento . Auto-stops constantes da policia , 50 gajos de mota atrás do carro quando entras numa localidade para guardarem o carro , transito caótico dentro das localidades , desisti , era demais para a calma que tinha .As medinas são outra aldrabice com guias que nos enganam e muitos se vêm dinheiro ficam logo com ideias , etc. Marrocos nunca mais e já visitei mais de 30 países .

  21. Bom dia Rita,
    Agosto é uma boa altura para atravessar o estreito de gibraltar em diração a morrocos? ou levamos com os emigarntes e os seus carros cheios de tralha? sera a altura mais complicada nao?

  22. Joaquim, eu jamais visitaria um país como Marrocos ou Tunísia ou outro qualquer africano, como por exemplo Cabo Verde onde nasci. Não por ser racista, que não sou, mas exactamente por antever situações e experiências como as que acabo de ler.

  23. BOAS NOITES ALGUÉM ME PODE INFORMAR QUANTO SE PAGA PARA PASSA PARA MARROCOS NOS QUEREMOS SAIR DE PORTUGAL PARA IR A UM FESTIVAL EM AGOSTO E GOSTÁVAMOS DE SABER O QUE NOS VAIS COSTA A VIAGEM PARA PASSAR PARA O LADO DE LA SOMOS 5 E UM CARRO

  24. eu quero buscar meu amor em tanger ele e mudo,masnao sei como chegar ou enviar o dinheiro para ele vir eu preciso de ajuda alguém pode ate me add no faceboock para me ajudar obrigada muito bom tudo isto

  25. hola boa noite por f avor quero fazer uma pergunta tenho uma vontade imensa de conhecer marrocos e espanha me diga sera que passo pr outro lado sem poblema imigraçaoida e volta porque tenho medo de perde dinhiro k estou a juntar pr realizar este sonho marrocos porque hostara de conhecer espanha porque meu irmao valeceu la e esta o corpo em malagas vc poderia me ajudar obrigado

  26. Olá Boas!
    Tenho atravessado, ja algumas veses marrocos, para sul de carro ou camião, e tambem de regresso.Desde a fronteira da Mauritania a tânger, de transportes Publicos.
    o que posso dizer da minha experiencia, temos de ter espirito de aventura, e por vezes uma doze de sacrificio, (isto para quem viaja sosinho) não se pode priocupar com o tempo, cumprir os limites de velocidade, se não quizer perdes 100 ou mais dinares, seja sinpatico com os policias, ate Agadir para mim e europa, para baixo, entra o espirito de aventura, chegados a LAAYOUNE, cidade para mim bonita, entra o Sacrificio, deve se precaver, nâo sircular de noite, levar agua de preferencia putavel, e rever a sua montada de olio, gasolio para maiores distancias, correias e algumas chaves, para resolver algum problema de estrada, e serto tambem que os condotores se entreajudam. aconcelho a levar casaco quente ou manta, no caso de te de circular de transportes, taxi, se der sono ao condutor e tenha de parar para dirmir, denoite faz muito muito frio.

Deixe uma resposta