Culinária caseira marroquina, Receitas comida em Marrocos

Adoro a comida marroquina! Agora já aprendi a cozinhar comida caseira de Marrocos e sei algumas receitas deliciosas da culinária marroquina que apresento aqui. Mas nem sempre foi assim.

Quando vim para Marrocos pouco ou nada cozinhava, a minha especialidade eram omeletes. Para além disso, era muito esquisita com a comida, nunca queria provar nada de novo e estava com imenso medo de não gostar da comida marroquina e não encontrar nada para comer. Acreditem ou não, da primeira vez que vim trouxe o carro cheio de  conservas!

Foi com as minhas vizinhas que me comecei a aperceber que afinal as pessoas deste país não comem só couscous e tagine. Na verdade, a comida de Marrocos é muito variada e as receitas marroquinas são extremamente ricas em sabores que podem agradar a toda a gente.

Decidi por mãos à obra e estou a aprender a cozinhar com as minhas vizinhas em Ouarzazate.

Durante o Ramadão, todos os dias comia harira na hora de quebrar o jejum. Se não fosse a casa dos vizinhos, a Fátima vinha aqui a casa oferecer-me uma tigela de Harira e um pão. Foi nesta altura que decidi pedir-lhe se ela e a cunhada me ensinavam a cozinhar.

Estas lições são sempre uma aventura porque eu não falo Árabe fluentemente, a Fátima pouco fala Francês e a cunhada dela (a Fátima mais velha, a quem todos chamam Lalla – que quer dizer senhora) só fala Árabe ou Berbere.

Como não sou um Ás na cozinha e estou a começar a minha aprendizagem na cozinha marroquina, não esperem receitas muito complicadas. :)

Esta página é uma espécie de introdução que lhe faço à comida marroquina. Para começar a provar antes mesmo de cá vir fazer uma viagem.

Couscous

O Couscous é um prato tradicional marroquino feito à base de sêmola de trigo cozida a vapor, acompanhada de carne e vegetais.

Couscous Culinária caseira marroquina, Receitas comida em Marrocos

Receitas Marroquinas – Couscous

Geralmente come-se couscous à sexta-feira. Preparar esta receita marroquina é uma arte, demora 3 horas a cozinhar. Comê-lo também é, pois consiste em fazer bolinhas de sêmola e vegetais com a mão para as levar à boca! Pelo que tenho visto, as pessoas mais velhas é que comem assim. O pessoal mais novo usa uma colher, como eu!

Tagine

A Tagine é outra especialidade de comida típica de Marrocos, esta cozinhada num tacho de barro também típico com a tampa em forma de cone. Há várias maneiras de preparar uma tagine: com carne, peixe e/ou vegetais.

Tagine Culinária caseira marroquina, Receitas comida em Marrocos

Receitas Marroquinas – Tagine

Quando a Tagine está pronta, tira-se a tampa e coloca-se a parte de baixo do recipiente de barro no centro da mesa, de onde todos comem. Não com garfo, mas com pão. Para mim, a melhor Tagine que já comi foi feita pelas minhas vizinhas (claro!). E olhem que, ao princípio, até estava desconfiada.

Nunca na vida tinha visto bolas de sardinha – a sério!- elas moem as sardinhas e fazem o que parece ser umas almôndegas. Parece estranho? Acreditem que é delicioso!!!

Comer Peixe em Marrocos

Em Marrocos também se come muito peixe, especialmente nas zonas junto às costas Atlânticas e Mediterrâneas. Há muitas formas de o preparar, entre as quais em Couscous, Tagine ou em sopa. Há também muitos marroquinos que comem peixe grelhado. Quanto mais fresco, melhor.

Receita marroquina Peixe

Receitas marroquinas – Peixe

Omelete Maticha

Esta é a conhecida omelete berbere, feita com ovos e tomate dentro de um suporte de tagine. Muito simples. O ideal para começar a experimentar a culinária caseira marroquina.

Culinária marroquina, pratos marroquinos

Receitas Marroquinas – Omelete Berbere

Harira, a sopa marroquina

A minha primeira lição/aventura a cozinhar comida marroquina em Marrocos. Pois não só aprendi a fazer a sopa, como pela primeira vez na vida usei uma panela de pressão.

Para as Fátimas foi um choque descobrirem que eu não sabia utilizar a panela de pressão. Quando esta deitava vapor até tinha medo. Claro que depois do primeiro minuto de espanto e de interrogações para confirmar se era mesmo verdade, seguiram-se 10 minutos de risota!!!

Não passa pela cabeça das mulheres marroquinas, que fazem tudo em casa, que haja no mundo mulheres que não cozinham e não o sabem fazer. :)

As quantidades para esta receita são as que utilizo para fazer Harira na minha panela de 3 litros, dá à vontade sopa para 4 pessoas.

Ingredientes da Harira

  • 1 cebola média ralada;
  • 1 tomate médio ralado;
  • 1 chávena de chá de grão demolhado e sem peles (podem deixar a pele, mas fica melhor se tirarem para o grão se desfazer);
  • 1 chávena de café de favas secas;
  • 3/4 de chávena de café de lentilhas (tenham atenção com as lentilhas, não façam como eu, que a 1ª vez que fiz Harira pus demais e a sopa em vez de ficar encarnada, ficou preta!);
  • salsa e coentros picados;
  • azeite;
  • sal;
  • 1 colher de sobremesa de colorau;
  • 1 colher de chá de pimenta preta (aqui depende do gosto de cada um, se querem a sopa mais ou menos picante);
  • 1/2 chávena de chá de massinhas (eu uso uma espécie de aletria partida);

Pôr todos os ingredientes na panela, cobertos de água e levar ao lume durante uma hora, para que tudo fique bem cozido e o grão, as favas e as lentilhas se desfaçam.

Desfazer em água fria 3 colheres de sopa de farinha e 2 colheres de sopa de concentrado de tomate e juntar à sopa. Se for preciso, acrescentar mais água para encher a panela e corrigir o sal e a pimenta. Mexer até a sopa ferver e engrossar, para depois finalmente juntar a massa.

Partilhas

66 Comments

  1. Luis Miguel

    Olá rita gostei do que escreveste sobre a tua esperiencia na culinaria, sou um apaixonado de marrocos e tenho um bar marroquino ao pé de lisboa se quiseres dar uma olhada vai ao hi5 e procura burkabar na moita,agora encomendei uma tenda marroquina para no verão fazer festas arabes com dança do ventre, boa sorte por ai, que inveja.
    comprimentos
    Luis Miguel

  2. ritaleitao (Post author)

    Olá Luis,
    Desculpa a demora na resposta, mas tenho andado um pouco afastada do site, agora estou de volta com mais experiências e informação de Marrocos. Como estão a correr as coisas no teu bar marroquino? Aposto que todos devem estar desejosos de participar nessas noitadas marroquinas que estás a planear. Boa sorte!
    Rita

  3. Ray

    Olá Rita,
    Estou encantada com seu site, foi o seu irmão, o João que me indicou, estou querendo ir a Ouarzazate no inicio de 2011 e como estou pesquisando sobre a cultura e os costumes da cidade, consegui chegar até o João e tive a sorte de te encontrar. Já li tudo que você escreveu sobre a vida em Marrocos e para mim foi muito interessante.
    Rita, na verdade o que eu pretendo mesmo é passar uma temporada de uns seis meses ai em Ouarzazate, quero encontrar uma empresa para fazer um estágio, de preferência que seja de proprietários brasileiro, pois não falo árabe (ainda) rsrsrs. Sou graduada em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing e estou terminando no final do ano uma pos graduação em logística, pretendo trabalhar e fazer um curso de árabe e quem sabe aprender um pouco da culinaria árabe com você, pois pelo jeito já está prática rsrsrs . O João já me convidou para tomar um chá com a familia dele e eu adorei o convite.
    Gostaria de falar mais com você pelo msn, se você tiver interesse em compartilhar mais comigo seus conhecimentos e também se interessar em saber alguma coisa sobre o meu Pais(Brasil) Sou da Bahia, e moro em Minas Gerais dois estados maravilhosos, se quiser vir conhecer o convite está feito.
    Um abraço,
    Ray

  4. ritaleitao (Post author)

    Olá Ray,
    Gostei de saber que a informação que ponho no meu site tem sido útil para outras pessoas. Aqui em Ouarzazate não conheço nenhuma empresa de brasileiros, até pode haver, mas eu não conheço. Para quem não fala árabe o ideal é saber francês ou inglês e depois ir aprendendo árabe no dia-a-dia, assim é mais fácil.
    Quando vier a Ouarzazate diga-me que bebemos um chá juntas e eu dou-lhe umas dicas sobre a culinária marroquina.
    O meu site ainda está em construção e quase diáriamente vou adicionando novos, textos, temas e vocabulário, pois quero passar bastante informação para ajudar viajantes, principalmente mulheres que queiram viajar sozinhas ou em grupo neste belo país, por isso se tiver alguma dúvida ou questão diga, que se eu puder ajudar terei todo o gosto em fazê-lo.
    Bjs, Rita

  5. Regina

    OLá, Rita!
    Adorei o seu site. Sou brasileira e irei a Marrocos em julho, com uma amiga, em excursão. Gostaria de sabe o qe tem de bonito em Marrocos , para comprar presentes. Não quero coisas caras e nem volumosas. Ficarei feliz se enviar as dicas. Abraços.
    Regina

  6. ritaleitao (Post author)

    Olá Regina,
    Marrocos é um país famoso pelo seu artesanato. Penso que as coisas mais populares aqui são os tapetes (e outro artesanato em lã), cerâmicas e marroquinaria. Para quem procura recordações e presentes não muito caros e que ocupem pouco espaço, como a Regina, a escolha também é muita. Nos trabalhos em couro destacam-se as babuchas, calçado típico marroquino, que facilmente encontra de todos os tamanhos e cores e com uma grande variedade de enfeites. Pode também optar por peças de vestuário, talvez as típicas djeelabas sejam já um pouco mais caras e pesadas, mas também há por aqui bonitas camisolas bordadas e lenços. As especiarias marroquinas também são uma boa opção, sobretudo para quem gosta de cozinhar. Há especiarias há venda em todos os souks, para além das muitas lojas especializadas.

  7. Cláudia

    Olá Rita,
    Vou este Verão a Marrocos passar 20 dias, em Julho e Agosto. E vou sozinha :)
    Aterro em Casablanca e depois logo se vê.. planeei algumas coisas, mas pouco, para não tirar a mística aventeira desta viagem 😉
    O que eu queria mesmo fazer era ir a Marraquexe e depois dar umas voltas a pequenas aldeias do Atlas e também por pequenos oásis do deserto. Será a melhor altura? Uma vez que em Agosto o clima deve ser de ferver? :S
    Tu que vives em Marrocos, não poderias recomendar nenhuma aldeia ou percurso de viagem?
    Já agora, haverá parques de campismo em Marrocos? É que tenho a ideia que não existem, mas talvez me consigas responder. Adorei o teu blog e vou espreitando parasaber as novidades que decides partilhar connosco. Grande abraço e Obrigada :)

  8. Fatima delgado

    Obrigada pelas informações, estão a ser muito úteis, vou passar o meu dia de anos a Casablanca, dia 30 deJulho e gostaria desaber o hei-de levar para oferecer ou trocar: Tinha pensado em roupa boa de mulher e esferograficas. Que acha? tem outras ideias? Sabe o horário dos bancos? estão abertos aos sábados? Obrigada e PARABÈNS pelo site!

  9. ritaleitao (Post author)

    Olá Fátima,
    quando se ouve alguém a contar que vem a Marrocos e que traz coisas para oferecer ou trocar, geralmente as pessoas referem-se a zonas mais pobres e remotas do país e não propriamente às cidades grandes como Casablanca, Rabat, Marraquexe ou outras. Normalmente os bancos abrem às 8:00 e fecham às 15:30. Como é altura de férias e muitos emigrantes estão no país há um banco que extende o seu horário, o Banque Populaire. Durante 2 meses este banco fecha à 16:30 e está aberto aos sábados de manhã.
    Boa viagem, Rita

  10. jose saldanha

    Ola Rita,
    ja estive em Agadir , Fez e Marraquexe e aquilo tudo me apaixonou as pessoas os locais a comida conseguiu superar todas as expectativas que eu levava senti me num filme amei e espero la voltar recomendo para almoçar ou jantar o restaurante de uma amiga que conheci e que e a dona do mesmo ela francesa casada com um marroquino o restaurante chama se LA BROUCHETTE MIMI em Agadir come se bem e barato 😉

  11. ritaleitao (Post author)

    Olá José,
    infelizmente ainda não conheço Agadir, mas assim que tiver algum tempo livre, estou a pensar ir até lá para ficar a conhecer a região. Obrigada pela dica, quando estiver em Agadir de certeza que vou experimentar este restaurante :) Bjs, Rita

  12. Vera Dias António

    Olá Rita,
    Em 2005 eu e o meu marido viajámos por Marrocos de carro, descemos pelo interior e subimos pela litoral. Não só conhecemos as cidades principais como alguns sítios mais remotos. Foi uma viagem impressionante! Além dos tapetes trouxémos uma tagine que ainda não estreei mas quero fazer a tagine de frango. Receita já tenho, o meu problema, daí estar a adiar, é como usar o tacho, ou seja, que cuidados devo ter antes de o estrear… já li que os colocam na água por 24 horas ou no forno por 2 horas…. o que fazer para que não estale? Sabe?
    Obrigada,
    Vera

  13. ritaleitao (Post author)

    Olá Vera,

    bem… o que eu tenho ouvido dizer das tagines é que se não estalarem a primeira vez que se usa, já não estalam :) Mas sim há alguns cuidados que pode ter quando usar a tagine. O barro da tagine está seco por isso vai ter que a pôr em água umas horas e depois aquecê-la bem com azeite antes de a usar. Não precisa de estar 2 horas no forno, enquanto estiver a preparar os legumes ponha a tagine em lume baixinho para ir aquecendo. Para além disso não ponha a tagine directamente sobre a chama, há umas chapas em alumínio – que não sei como se chamam – que pomos por cima da chama para melhor repartir o calor pelo fundo do tacho, sabe? Bem, as minhas vizinhas aqui usam as tampas das latas de tinta, até me deram uma já toda limpa, arranjada e pronta a utilizar, mas em Portugal eu já vi essa espécie de difusores de calor à venda no supermercado. O facto de a tagine não estar directamente sobre a chama não só vai ajudar para que não estale, como vai evitar que a comida se pegue no fundo. Bons cozinhados. Beijinhos,
    Rita

  14. aline

    *que delicia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. aline

    delicia

  16. neida regina ceccim morales

    Ola , Rita. Adorei seus comentários. Estive no Marrocos em maio de 2010 e fiquei apaixonada pelo país. Não
    conheci Quarzazat, o que é uma boa desculpa para voltar a esta terra maravilhosa. Estou sempre procurando
    por receitas marroquinas e foi assim que cheguei a voce. Sou brasileira, do Rio Grande do Sul, fronteira com
    o Uruguai e a Argentina. Também fiquei curiosa com o bar do Miguel, em Lisboa, pois pretendo ir a Portugal
    em breve e já vou incluilo em meu roteiro. Até breve
    Neida.

  17. ritaleitao (Post author)

    Olá Neida,

    quando vier até Ouarzazate diga para combinarmos beber um chá. Brevemente vou adicionar outras receitas marroquinas que as minhas vizinhas Fátimas me ensinaram. Bj,
    Rita

  18. Margot

    Olá ! Em breve farei um ano de casada e gostaria mto de festejar esse aniversario em Marrocos pois nca lá estive , apesar de ja ter viajado imenso para varios países d Africa e europa tbm. Aguardo mto em breve uma resposta . Obrigada

  19. ritaleitao (Post author)

    Olá Margot,

    Parabéns pelo seu aniversário de casamento. Felicidades e boas viagens! Bjs,

    Rita

  20. Maria Lucia Ramos

    amo couscous marroquino ,gostaria de aprender como………

  21. nádia luna

    adoro tudo o que vem do marrocos pois meu marido descende de marroquinos, e estamos organizando uma viagem ao marrocos. e agora em março irei fazer no meu aniversário uma noite no marrocos , e farei todas as comidas de lá. jáestou buscando receitas, algumas eu já faço como o couscous e a Kafta de forno uma delícia.

  22. ritaleitao (Post author)

    Olá Nádia,

    parabéns pelo seu empenho e dotes culinários. Continue assim. Beijos,

    Rita

  23. Antonio Carlos Pereira Claudino

    Olá Rita.

    Parabéns pelo site.
    Sou do Brasil.
    Me interessei pela comida do Marrocos, ao ver uma reportagem.
    Gostei da forma simples de se cozinhar o Tagine, na panela de barro com tampa cônica.
    É na verdade uma penela de baixa pressão devido ao formato da tampa, muito inteligente.
    Pena que não tenho nada parecido aqui no Brasil, ao menos que eu saiba.
    Minhas origens está em Portugal.

    Vida longa no Marrocos, Rita.

    Grande abraço
    Antonio

  24. ritaleitao (Post author)

    Obrigada António.

    Grande abraço desde Marrocos

  25. lenita filomena da silva

    sou paulista,adorei seu blog,e do seu irmão;assisto na TV,a reprise do CLONE ;como sabe ,a novela gira em torno de marrocos :na cidade de Fez,;estou muito interessada em adquirir o ALCORÂO,e aprender as comidas que aparece na novela,,principalmente( cueros de gazela,cuzcus marroquino,,,,toda vez que vejo na novela fico com agua na boca,aprendi muito com o blog do seu irmão sobre o marrocos,se souber da receita dos cueros de gazela por favor me ensine.
    beijos

  26. ritaleitao (Post author)

    Olá Lenita! obrigado pelo seu comentário. Fico muito contente que tenha gostado do meu site sobre Marrocos. Olhe mas diga-me uma coisa? Porque não vem aqui a Marrocos, e aprende a fazer esses bolos em 4 ou 5 dias? pense nisso! Veja o site http://www.darrita.com onde preparamos curso de culinária marroquina. beijo desde Ouarzazate.

  27. Francinete Lamar

    Olá Rita, foi por pura curiosidade que encontrei sua página, fiquei encantada e feliz, por existir pessoas do bem, feito você, que se importa em dar informações à muitas outras pessoas, que nem se conhece, isto é muito bacana! É uma corrente do bem. Estamos acostumados a ver coisas tão egoístas que duvidamos de quase tudo. Veja! Parabéns pelo seu trabalho e, muita luz em seu caminho. Estou a te adicionar direto do Estado do Acre, no Brasíl.
    O Estado em que moro é o mais ocidental do país, fica na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Neste Estado, mais precisamente na capital, Rio Branco, existem muitas famílias de origem Árabe e Turca. E eles quando se reúnem, anualmente, fazem uma festa com toda a comunidade. Veja só como é este planeta, você imaginava isto? De certo que não…… Viva a internet, que proporciona encontros pelo mundo a fora. Um grande abraço e sucesso, Francinete.

  28. elismary

    por favor, me mande a receita de cueros de gazela.
    bjssssssssssssssss

  29. ritaleitao (Post author)

    Olá Francinete,

    muito obrigada pelo seu comentário e pela força para continuar. Tenho que ir investigar na intenet :) algo mais sobre o Estado do Acre, pois nunca tinha ouvido falar e pelas suas informações achei bem interessante. Beijos e muitas felicidades,

    Rita

  30. Vannessa

    Olá gostaria da receita dos cueros de gazela, não acho em canto nenhum :S
    Obrigada

  31. Teresa Oliveira

    Olá Rita,
    vou para o Marrocos no final de agosto, para passar 15 dias, inclusive me hospedando com duas famílias marroquinas, por dois dias com cada uma. Sou brasileira e gostaria de saber que tipo de presente seria adequado para levar-lhes: chocolates, bijouterias com pedras (minha região é famosoa pelas pedras semi-preciosas). música (samba, bossa-nova?) ? Você como residente deve conhecer o gosto das pessoas e poderia me orientar nisto?

  32. Roberto

    Bom dia, estou a procura de uma receita marroquina de beterraba assada no papel aluminio com temperos que vi em um programa do natgeo (cardapios do mundo), não encontrei em lugar algum, você poderia fazer o favor de remeter esta receita para meu email? Grato pela atenção.

  33. Miguel Maia

    Provei pratos de culinária feitos no tagine e adorei, comprei um e agora falta-me as especiarias, alguem sabe onde posso comprar em Portugal?

  34. ritaleitao (Post author)

    Bom dia Miguel,

    acho que a mistura de especiarias para o tagine não há à venda em Portugal. Mas em qualquer supermercado há à venda cominhos, colorau, pimenta, açafrão e gengibre que são as especiarias mais usadas em marrocos.

    Bj,
    Rita

  35. robert

    bom dia, quais os grãos que voce se referre ao dizer: 1 chávena de chá de grão demolhado e sem peles (podem deixar a pele, mas fica melhor se tirarem para o grão se desfazer) ? é feijão? soja? o que? grato pela atenção.

  36. ritaleitao (Post author)

    Olá Robert! É grão de bico.

    Bons cozinhados!

    Rita

  37. marcia

    Oi Rita,
    Estou pesguisando sobre comida marroquina ,trabalho com culinarie e tenho um jantar marroquino e nao consigo boas receitas como pao e sobremesas , vc pode me ajudar?Esse jantar é de um curso de historia e o tema é Marrocos!!!Obrigado

    BJS

  38. Mary José da Silva Lanna

    Olá Rita,
    Sou de São Paulo, acabei de assistir na NatGeo um programa “COMIDAS DO MUNDO”, e o viajante estava no Marrocos. Vi coisas muito legais; ele esteve em um vilarejo chamado VALE DA FELICIDADE, um lugar bem isolado, onde as pessoas cozinham em fornos comunitários, muito interessante.
    E como retribuição a família que o acolheu, preparou uma refeição especial, entre tantas delícia, estava beterrabas carameladas, você sabe como elas são feitas ? Elas foram assadas e pareciam estar deliciosas, se tiver a receita pode me enviar ? Adorei seu site, e agora que conheci, vou lê – lo sempre.
    Um grande abraço,
    Mary Lanna

  39. ritaleitao (Post author)

    Olá Mary,

    nunca vi beterrabas caramelizadas, pode ser de uma região diferente, de que eu não conheço a comida tradicional. De qualquer maneira vou ficar de olho e se alguma vez descobrir essa receita vou experimentar e enviar para você.

    Beijos,

    Rita

  40. Cremilde Cruz

    Olá Rita! Estive há pouco tempo em Marraquexe e comi uma galinha assada com um molho de caril, eu gostei do molho e penso que levava coentros, gostaria de saber como se faz! A galinha também tinha essas ervas.
    Comi também tagine de borrego com ameixas e amendoa que era uma delicia!
    Fico grata pela sua disponibilidade em nos enviar essas receitas!
    Um Beijo!

  41. Waldione Gonçalves Brandão

    Adorei, as delicias,que voê apresentou, pois tinha muita vontade mde comer o cuscus marroquino, mais não sabia qual era o ingrediente, agora sei , obrigada pelas informações, sucessos

  42. Fernanda

    Oi, Rita!
    Primeiramente, parabéns pelo site!! Acabei de descobrir e estou encantada.. td mto lindo e bem feitinho!

    Vc precisa me salvar!
    Uma vez comi um prato marroquinho que nunca mais esqueci mas não faço idéia do nome!
    Era um prato salgado e faz tanto tempo que eu só lembro de um dos ingredientes: CEBOLA!
    Era uma prato de cor escura com castanhas e bastante cebola beeeemmmm torradinha e tão frita.. ele era salgado mas o sabor era adocicado.. uma delíciaaaa!!! Vc saberia o que é? Não lembro se tinha arroz no meio… faz muito tempo..

    Abraço!

  43. fenando

    gosto muito da comida marroquina e como quase todos os dias porque eu estou casado com uma marroquina.

  44. Mariana

    O seu site é bastante interessante , e gostaria de saber se me poderia ceder algumas receitas de ”doces” ou algo do género , com o intuito de realizar um trabalho no âmbito de geografia de 12º ano . Obrigada pela atenção :)

  45. Lucian Nuñez

    Olá Rita, sou venezuelana mas cresci em Portugal (Aveiro). Tive em Marrakech em Outubro de 2011 e adorei. Fui de ferias e todas as manhãs empanturrar-me de mssemens, será que me poderias arranjar a receita? Muitos parabéns pelo site =)…

  46. Nathália Perrucci

    Amei as receitas vou postar no meu blog as fotos…Sucesso!

  47. Claudia Lima

    Oi Rita, penso em ir ao Marrocos em breve e lá penso em comprar tapetes para minha casa. Tenhio medo desse negócio de guias de turismo e pagar mais por ir aos locais que eles indicam.
    Qual o preço médio de um tapete de 1,70, por 2,20 metros? Ou qual o preço do metro quadrado de um bom tapete?
    Vc tem como definir um bom tapete no Marrocos, digo: numeto de pontos, padronagem, material, etc.
    Obrigada
    Claudia

  48. fatima

    Olá Rita preciso de um favor seu com urgencia é que vou apresentar um trabalho de faculdade sobre o marrocos e vou falar do chá que eles tomam mas quero saber que tipo de comida se come com o chá?obrigada se me responder ficarei grata…..abraços…

  49. Fátima

    Olá Rita
    Será possivel enviar-me a receita do couscus marroquino e da fritada de peixe? Que molhos acompanham esta fritada sabe?
    Já estive em Marrocos e então também adoro as suas comidas.
    Aguardo a sua resposta.
    Obrigado

  50. Sheila

    Uma das surpresas que tive em Marraquexe foi a gastronomia. Vi pratos que são tal e qual como no Algarve, como as cenouras cozidas, depois põe-se alho, cominhos, azeite e salsa (como entrada); o arjamolho, os caracóis em todo o lado… realmente a nossa herança árabe é muito rica!
    Os doces… são uma delicia!
    Bons cozinhados!

    Boa sorte!

  51. adalberon alves de lima

    olá rita sou de MCEIÓ ALAGOAS Será possivel enviar-me a receita do couscus marroquino e da fritada de peixe? Que molhos acompanham esta fritada sabe? e se pssível me add no msn pra gente se comunicar. meu sonho é conhecer o marrocos um abraço meu msn é adalberonbm@hotmail.com

  52. adalberon alves de lima

    olá rita sou de MACEIÓ ALAGOAS Será possivel enviar-me a receita do couscus marroquino e da fritada de peixe? Que molhos acompanham esta fritada sabe? e se pssível me add no msn pra gente se comunicar. meu sonho é conhecer o marrocos um abraço meu msn é adalberonbm@hotmail.com

  53. Luiz Cunha

    achei um país muito interessante e pretendo conhecer brevemente……..

  54. Angélica Neto

    Olá, adorei as suas receitas, dicas e especial a forma como descreve marrocos através da cozinha. estou a pensar em ir passar uma semana a Rabat mas o meu marido tem muitas resistencias acerca disso… enfim homens. mas vou tentar fazer alguns pratos marroquinos a ver se o convenço.

  55. Andreia Isabel Neto

    Prima aconselho-te mesmo a nao ir a Marrocos , é horrível mais quando és turistas nao te dejam em paz, a comida bem melhor comer e nao pensar como é feita e quem a fez !!!! E ainda tens a hora sagrada que ninguém pode estar na rua e para nao falar das casas de banho nojentas feitas de buracos sem agua meu deus!!! A única cousa boa são os batidos naturais de un litro a 0,40 cêntimos !!

  56. Andreia Isabel Neto

    Coisa*

  57. Angélica Neto

    pois mas eu ja tenho la estado, mas só de passagem, tenho muita vontade mesmo de la ficar uns dias, mas o Paulo é da tua opinião, lol… e agora estive um dia lá mas ele não desembarcou, eu é que sai com a Andreia Neto, e foi a Rabat, mas ela tb esta "do vosso lado .. tá tudo contra mim…" eh eh, bjs

  58. Vagner Reis

    sim muito bom

  59. Marrakech T.A

    A comida marroquina é uma maravilha , pra quem fala mal, depende aonde vai comer…
    mas eu fui muito bem servida, e bem recebida…. Adoro Marrocos <3 e sua comida

  60. Elmarroquino Elmarroquino

    Lanchonete El Marroquino:

    Serve diariamente : Comidas, doces, salgados, bolos Marroquinos

    Café da manhã Marroquino completo
    Almoço Marroquino completo
    Lanche Marroquino completo

    ACEITAMOS ENCOMENDAS PARA FESTAS, CHÁS, EVENTOS: COMIDA TÍPICA, BOLOS E DOCES DAS CULINÁRIAS ARÁBE, MARROQUINA E FRANCESA.

    Rua Cabo Ailson Simões, 490, Centro de Vila Velha, na Praça de Vila Velha (ao lado do Restaurante Moenda )

    Contatos : (27) 9636-8265 / (27)81774929
    E-mail : lanchoneteelmarroquino@gmail.com

  61. Elmarroquino Elmarroquino

    Lanchonete El Marroquino:

    Serve diariamente : Comidas, doces, salgados, bolos Marroquinos

    Café da manhã Marroquino completo
    Almoço Marroquino completo
    Lanche Marroquino completo

    ACEITAMOS ENCOMENDAS PARA FESTAS, CHÁS, EVENTOS: COMIDA TÍPICA, BOLOS E DOCES DAS CULINÁRIAS ARÁBE, MARROQUINA E FRANCESA.

    Rua Cabo Ailson Simões, 490, Centro de Vila Velha, na Praça de Vila Velha (ao lado do Restaurante Moenda )

    Contatos : (27) 9636-8265 / (27)81774929
    E-mail : lanchoneteelmarroquino@gmail.com

  62. Elmarroquino Elmarroquino

    Lanchonete El Marroquino:

    Serve diariamente : Comidas, doces, salgados, bolos Marroquinos

    Café da manhã Marroquino completo
    Almoço Marroquino completo
    Lanche Marroquino completo

    ACEITAMOS ENCOMENDAS PARA FESTAS, CHÁS, EVENTOS: COMIDA TÍPICA, BOLOS E DOCES DAS CULINÁRIAS ARÁBE, MARROQUINA E FRANCESA.

    Rua Cabo Ailson Simões, 490, Centro de Vila Velha, na Praça de Vila Velha (ao lado do Restaurante Moenda ) Espirito Santo-Brasil

    Contatos : (27) 9636-8265 / (27)81774929
    E-mail : lanchoneteelmarroquino@gmail.com

  63. Maria Aparecida Khouna

    A comida de lá é uma delicia, Meu esposo faz aqui em nossa casa

  64. Redouane Marroquino

    Marrocos…e um país lindo….de comidas marravilhosas….pessoas educadas..os cafés sao otimos…e lugares lindos..como casablanca, rabat, agadir, as casas de banho são otimas, as que eu fui são otimas….com certeza quem foi e nao gostou e porque nao soube aproveitar as coisas boas e também a companhia. ?.eu aconselho sim a viajar para o marrocos….as pessoas de la te olham sem interrese algum, diferente dos brasileiros

  65. Rita em Marrocos

    Olá, Redouane. Muito obrigado pelo testemunho positivo da sua viagem a Marrocos. Há muitas pessoas que dizem mal deste país sem nunca cá terem estado. Mas as mentalidades estão a mudar. Boas viagens.

  66. Antonio Marcos Silvestre Libano

    Gostaria de informaçõe sobre pães doces, de sal, sobremesa marroquinos, pois faremos um trabalho de conclusão de curso para a universidade cruzeiro do sul, curso técnico em panificação, onde faremos um café da tarde e serviremos a comida típica marroquina. pães doces, salgados, sobremesas. se puderem me dar umas dicas eu agradeço.

    muitoi obrigado,
    Meu e-mail: libano704@hotmail.com
    Parabéns pelo site,
    Obrigado,
    Antonio Marcos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Partilhas